Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, em parte ou no seu todo; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
Manuscritos submetidos que não estejam dentro das diretrizes estabelecidas abaixo serão reencaminhados aos autores.
1. O arquivo enviado deve ter até 2MB.
2. A partir da primeira edição de 2022 - janeiro/2021 (incluem manuscritos submetidos a partir de setembro/2021), o Acta Brasiliensis publicará manuscritos somente em inglês. Os autores poderão submeter o manuscrito em português, espanhol ou inglês. Entretanto, caso aceito, os autores deverão traduzir o manuscrito em empresa tradutora de artigos científicos, respeitando o prazo definido pelo periódico. O certificado de tradução deve ser enviado como documento suplementar.
3. A extensão máxima dos manuscritos, incluindo todos os elementos textuais, são as seguintes: 20 páginas para artigos; 25 páginas para revisões e 10 páginas para as notas.
4. O manuscrito deve ser organizado com os seguintes elementos, nesta ordem: título em português, Título curto, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (opcional) e referências. Não enumerar esses elementos. Separar cada tópico ou subtópico por um enter antes e depois.
5. Os nomes dos autores não devem ser inseridos no manuscrito submetido, apenas no sistema da revista, ao submeter o manuscrito. O manuscrito não deve superar o total de 10 autores.
Formato e estilo do documento
6. O manuscrito deve ser redigido em editor de texto (.doc ou .docx), com fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, espaçamento entre linhas duplo, margens de 3 cm, com páginas e linhas enumeradas de maneira contínua.
7. Título: centralizado, com a primeira letra maiúscula e com até 15 palavras.
8. Título curto: centralizado, com a primeira letra maiúscula, com até 40 caracteres (com espaços).
9. Resumo: até 200 palavras (150 palavras, no caso de notas científicas). Iniciar com uma breve introdução, seguida dos objetivos e de cada parte dos elementos do manuscrito (metodologia, resultados e conclusões). Siglas e citações devem ser evitadas.
10. Palavras-chave: entre 4 a 5 palavras, cada qual com dois ou mais termos, em ordem alfabética. Não se deve repetir palavras contidas nos títulos.
11. Introdução: Deve conter até 40 linhas. Versar sobre o propósito da pesquisa e apresentar o estado do conhecimento sobre a área da pesquisa. Citar claramente os objetivos ou hipóteses que foram testados. Deve ser finalizada com os objetivos.
12. Material e Métodos: Explicar os procedimentos realizados, de maneira que possa ser reproduzido por outros pesquisadores. Descrever claramente o(s) tipo(s) de análises estatísticas utilizadas. Procedimentos-padrão devem ser apenas referenciados. As unidades de medidas e as suas abreviações devem seguir o Sistema Internacional. Equipamento específico utilizado no estudo deve ser descrito (modelo, fabricante, cidade e país de fabricação, entre parênteses). Caso haja a necessidade de subtítulos nesta seção, alinhá-los à esquerda e em itálico, com a primeira letra maiúscula.
13. Pesquisa que requeira autorizações especiais, tais como de Comissões de Ética (Humana ou Animal), devem anexar o parecer de aprovação em documentos suplementares. Caso contrário, o manuscrito não será avaliado.
14. Resultados e Discussão: Apresentar os dados obtidos, não devendo: repetir no texto toda a informação contida em tabelas e figuras; Não apresentar a mesma informação em tabelas e figuras simultaneamente. Não utilizar sub-subtítulos nesta seção. Algarismos devem estar separados de unidades (Ex.: 60 °C e não 60° C), exceto para percentagem (e.g., 5% e NÃO 5 %). Na discussão, a simples especulação sem fundamento deve ser evitada e utilizar somente referências relevantes para a discussão.
15. Conclusões: deve conter, no máximo 2 parágrafos, com uma interpretação sucinta dos resultados que responda ao(s) objetivo(s), ressaltando as implicações científicas do trabalho.
16. Agradecimentos: devem ser breves e concisos. Incluir agência de fomento. Não abreviar nomes de instituições.
17. Bibliografia: Organizada em ordem alfabética. O título dos periódicos não deve ser abreviado. É preferível que as referências citadas sejam dos últimos 10 anos onde, no mínimo, 70% delas sejam artigos de periódicos científicos. Evitar exceder 25 referências para artigos e notas e; 40 referências para revisões bibliográficas. Não utilizar monografias ou trabalhos publicados em anais de eventos científicos.
18. A partir do primeiro fascículo de 2019 (Janeiro/2019), o padrão de citação e referências seguem o padrão American Psychological Association (APA). Para citações no corpo do texto, seguem alguns exemplos abaixo. As citações com mais de uma referência devem seguir a ordem cronológica. Para duas ou mais referências publicadas no mesmo ano, citar por ordem alfabética. Por favor, siga o seguinte padrão para as citações:
- Um autor: Santos (2015) ou (Santos, 2015).
- Dois autores: Barros e Silva (2014) ou (Barros & Silva, 2014).
- Três a cinco autores (na primeira vez citado), citar todos os autores:Ferraz, Souza, e Barros, (2016) ou (Ferraz, Souza, & Barros, 2016)
- Três a cinco autores (a partir da segunda vez citado): Ferraz et al. (2016) ou (Ferraz et al., 2016).
- Mais de cinco autores: Pereira et al. (2016) ou (Pereira et al., 2016).
19. Todas as referências devem conter o DOI ou link direto a seu acesso, exceto para livros, dissertações ou teses que não estejam publicadas online. As referências devem ser formatadas segundo os exemplos abaixo:
Artigos de periódicos:
Baron, R.M. & Kenny, D.A. (1986). The moderator-mediator variable distinction in social psychological research. Journal of Personality and Social Psychology, 51(8), 1173-1182. doi: 10.1590/1809-43921982123S023
Dissertações e teses:
Ribeiro, M.C.L.B. (1983). As migrações dos jaraquis (Pisces: Prochilodontidae) no rio Negro, Amazonas, Brasil (Dissertação de mestrado). Universidade do Amazonas, Manaus, Amazonas. Recuperado de link do arquivo.
Livros:
Ornelas, M. M. G. (2000). Perícia contábil (3a ed.). São Paulo: Atlas.
Capítulos de livros:
Martone, C. L. (2000). Modelo básico para economia fechada e aberta. In L. M. Lopes, & M. A. S. Vasconcellos (Orgs.), Manual de macroeconomia: Nível básico e nível intermediário (2a ed., Cap. 13, pp. 299-311). São Paulo: Atlas.
Para mais exemplos, sugerimos a consulta do manual da Biblioteca da Fundação Alvares Penteado. Downlod aqui.
20. Figuras: As figuras devem ser incorporadas dentro do texto, próxima de onde é citada pela primeira vez. Além disso, elas devem ser anexadas, em separado, em documentos suplementares (no formato JPG ou TIFF) nomeando o anexo com a sua ordem no manuscrito (Ex.: Figura 1). Devem ter alta qualidade e resolução mínima de 300 dpi. Não criar gráficos de barras ou de pizza para dados qualitativos binários (Ex.: sim e não; hipertenso e não hipertenso).
21. Tabelas: Máximo de 4 tabelas por manuscrito. Elas devem ser incorporadas dentro do texto, próxima de onde é citada pela primeira vez. Não deve conter linhas verticais e não ser fechada nas laterais. O seu título e conteúdo devem estar em espaçamento simples. A tabela não deve ser colada ou inserida como imagem, mas, criada no documento do manuscrito, utilizando a guia “inserir tabela”.
22. As seguintes informações devem acompanhar todas as espécies citadas no artigo:
Para zoologia: o nome do autor e da data de publicação da descrição original deve ser dada a primeira vez que a espécie é citada nos trabalhos; Para botânica e ecologia: somente o nome do autor que fez a descrição deve ser dado a primeira vez que a espécie é citada nos trabalhos.
23. A Acta Brasiliensis pode alterar o formato e estilo do texto, figuras e tabelas e promover correções gramaticais para torná-los no padrão de edição do periódico. Caso necessário, será solicitada a planilha de dados que contém os gráficos para melhores ajustes.
24. No momento de inserir os metadados de cada autor, é obrigatório informar o ORCID e a afiliação de cada autor.