ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Antonio Firmino da Silva Neto Professor da Universidade Federal de Campina Grande e Contador do Instituto Federal da Paraíba. Doutorando do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFRN/UFPB.
  • José Dionísio Gomes da Silva Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN e Professor do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFRN/UFPB.
  • Maurício Côrrea da Silva Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN. Doutor pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFRN/UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v7i2.561

Palavras-chave:

Gestão Pública. Eficiência. IDH-M

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar quais informações econômico-financeiras proveniente da contabilidade aplicada ao setor público, e as informações não contábeis possuem valor preditivo na determinação da variação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDH-M. Este trabalho tem caráter de pesquisa explicativa com análise quantitativa. Os procedimentos metodológicos se traduzem quantos aos objetivos como descritiva; quanto aos resultados foi utilizada análise multivariada - regressão linear múltipla, com auxílio do método Stepwise. Foram coletados dados do IDH-M como variável dependente; e como variáveis independentes a variação das variáveis contábeis e não contábeis para os períodos de 1991 e 2010, sendo os valores absolutos transformados em dados per capita. Os resultados demonstram que as capitais mais eficientes, a partir da evolução positiva do IDH-M, são Florianópolis e Vitória, que se mantiveram com os melhores IDH-M, acima da média. Todas as capitais da região sul e sudestes estão entre as nove com o IDH-M mais elevado, tendo como parâmetro o IDH-M em cada período analisado 1991, 2000 e 2010 e principalmente a sua variação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Presidência da República. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG. Portaria nº 42 de 14 de abril de 1999, Atualiza a classificação Funcional da Despesa. 1999.

_______. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral – MPCG, (1974). Portaria nº 09 de 28 de janeiro de 1974. Institui a classificação Funcional-Programática da Despesa. Arquivos do Senado Federal. Diário Oficial da União. 1974.

_______. Tribunal de Contas da União. Técnicas de auditoria: Indicadores de desempenho e mapa de produtos. Brasília: TCU. 2000.

DHOLAKIA, R. H.; KUMAR, A. S. Identification of Top Performing Economies. Indian Institute of Management Ahmedabad, Research and Publication Department, 2003.

FARIA, Flavia Peixoto et al. Eficiência dos gastos municipais em saúde e educação: uma investigação através da análise envoltória no estado do Rio de Janeiro. Revista de administração pública, 2008.

GASPARINI, Carlos Eduardo. Uma análise da eficiência na provisão de serviços públicos municipais no estado de Pernambuco. PIMES/UFPE, Dissertação de mestrado. Recife–PE, 2000.

_______. Provisão de serviços públicos no Brasil: Uma análise de aspectos sociais, técnicos e institucionais. Tese de Doutorado. UFPE. 2003.

GUJARATI, D. N.; PORTER, Dawn C. Econometria Básica-5. AMGH Editora, 2011.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2005.

HENDRIKSEN, E. S.; BREDA, M. F. V. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apresenta informações sobre dados estatísticos nacionais. Disponível em: http://www.ibge.gov.br.

INTOSAI. Guidelines for Internal Controls Standards for the Public Sector. 2004.

http://www.intosai.org/Level3/Guidelines/3_InternalContrStand/3_GuICS_PubSec_e.pdf

IPARDES. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, 2000 Anotações sobre o Desenvolvimento do Paraná. Curitiba. 2003.

KOHAMA, H. Contabilidade Pública: teoria e prática. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

_______. Balanços Públicos: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LEVINE, David M.; BERENSON, Mark L.; STEPHAN, David. Estatística: teoria e aplicações-usando Microsoft Excel® português. Ltc, 2005.

MATIAS, Alberto Borges; CAMPELLO, Carlos AG. Administração financeira municipal. Atlas, 2000.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Gestão do setor público: Estratégia e estrutura para um novo estado. Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1998.

ROCHA, A. C. A função da Auditoria Operacional na avaliação de controle de Entidades Governamentais. Revista do TCU. V. 44, abr./jun. 1990.

SCARPIN, J. E.; SLOMSKI, V. Estudo dos fatores condicionantes do índice de desenvolvimento humano nos municípios do estado do Paraná: instrumento de controladoria para a tomada de decisões na gestão governamental. Revista de Administração Pública, 5(41), 909-933. 2007.

SLOMSKI, V. Controladoria e governança na gestão pública. São Paulo: Atlas, 2005.

SOUZA, Antonio Carlos de; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; OTANI, Nilo. TCC: métodos e técnicas. Florianópolis: Visualbooks, v. 2007, 2007.

SOUSA, R. G. de. Gastos públicos e desenvolvimento humano nos estados do Brasil. Tese de doutorado. Tese de doutorado. Universidade de Brasília. 2014.

VIEIRA, A. DA SILVA. Utilização de informações contábeis governamentais para a análise de eficiência de políticas sociais dos municípios alagoanos. Dissertação de mestrado. UFPE, Pernambuco. 2009.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

da Silva Neto, A. F., Gomes da Silva, J. D., & da Silva, M. C. (2017). ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 7(2), 85-100. https://doi.org/10.18696/reunir.v7i2.561

Edição

Seção

Artigos científicos