A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO ÀS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL

Autores

  • Joana Darc Medeiros Martins UFRN
  • Amanda Medeiros Martins UFRN
  • Aneide Oliveira Araújo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v7i2.559

Palavras-chave:

Perícia Contábil. Habilidades e Competências. Perito Contador.

Resumo

A Perícia Contábil estabelece procedimentos técnicos e científicos designados a induzir à instância decisória evidências de prova necessárias à solução justa do litigio que versa sobre questões patrimoniais. Visto isso, o perito contador deve ter consigo as devidas habilidades e competências para desenvolver o trabalho com precisão. O presente trabalho objetivou verificar a percepção dos estudantes de graduação a respeito das habilidades e competências desenvolvidas na disciplina de Perícia Contábil, por meio de questionários aplicados a 202 alunos de uma universidade Federal e uma privada, nas cidades do Rio de Janeiro e Natal. A amostra final do estudo contou com 197 respondentes. É uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem quantitativa. Os resultados evidenciaram que os discentes concordam que adquiriram conhecimentos, mas não os percebem aptos para exercer tal função e que apesar dos professores terem domínio teórico e prático da disciplina, não há metodologias de embasamento prático para a maioria dos respondentes.

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Biografia do Autor

Joana Darc Medeiros Martins, UFRN

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do RN - UFRN; Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi UNB/UFPB/UFRN; Doutoranda em Ciências Contábeis pelo Programa Multi UNB/UFPB/UFRN

Amanda Medeiros Martins, UFRN

Bacharel em Ciências Contábeis UFRN; Mestranda em Ciências Contábeis pela PPGCC da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Aneide Oliveira Araújo, UFRN

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1978), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (1982), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1995) e Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). É professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília/Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Universidade Federal da Paraíba . Tem experiência na área de Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, custos, gestão, ensino e aprendizagem. Referee de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Ex-bolsista CAPES em Estágio Pós-doutoral na área de sustentabilidade empresarial na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal

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Publicado

2017-10-05

Como Citar

Martins, J. D. M., Martins, A. M., & Araújo, A. O. (2017). A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO ÀS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 7(2), 67-84. https://doi.org/10.18696/reunir.v7i2.559

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