CONCEPÇÃO DE ATIVOS: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFERSA

Autores

  • Luiz Cláudio Alves Moura Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)
  • Thaiseany de Freitas Rêgo Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.172

Palavras-chave:

Definição de ativo. Reconhecimento e mensuração de ativos. Classificação dos ativos.

Resumo

Os ativos contábeis têm assumido diversas concepções em razão dos aspectos normativos e teóricos. O estudo objetivou investigar qual a concepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA sobre os ativos contábeis. Para tanto se fez uso da pesquisa de campo, com a aplicação de um instrumento de coleta, tratando sobre o perfil dos discentes, informações gerais sobre ativos (definição, reconhecimento, mensuração e evidenciação) e o processo de classificação desses itens (circulante, não circulante, tangível, intangível). A pesquisa se utilizou da amostragem por conveniência, o que resultou em 145 questionários respondidos. Os dados foram tabulados no SPSS 19.0, para a análise exploratória dos dados, dos quais 88,26% foram considerados válidos, e análise descritiva. Com as respostas obtidas os dados foram correlacionados de modo a conduzir a resposta ao problema de pesquisa. Os dados apontam que o público feminino é predominante no curso, com idade entre 16 e 27 anos. Os discentes que já cursaram a disciplina de “Teoria da contabilidade” compreendem a definição dos ativos sob a perspectiva normativa, enquanto que os demais seguem a linha de discussão teórica. Percebe-se ainda, que os discentes que ainda não tiverem contato com a referida disciplina associam a idéia do processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos sob a perspectiva do CPC 00-R1. Além disso, os dados apontam que os discentes têm dificuldade em diferenciar adequadamente os itens patrimoniais e de resultado, bem como de classificá-los em circulante, não circulante, tangível e intangível.

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Publicado

2014-08-22

Como Citar

Moura, L. C. A., & Rêgo, T. de F. (2014). CONCEPÇÃO DE ATIVOS: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFERSA. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 4(2), 20-42. https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.172

Edição

Seção

Artigos científicos

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