A ABRANGÊNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL SEGUNDO OS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

  • Francisco de Assis Carlos Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Matos de Meira Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v3i4.139

Palavras-chave:

abrangência, contabilidade gerencial, docentes de contabilidade.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a área de abrangência da contabilidade gerencial segundo a percepção dos docentes de contabilidade vinculados às Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba. Para o alcance do objetivo foram aplicados questionários com perguntas fechadas. A população compreende docentes do curso de ciências contábeis das 11 universidades/faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação a ofertar o curso de ciências contábeis do tipo presencial e a amostra compreende 48 docentes dessas instituições. Os itens técnicas de contabilidade gerencial estratégica, informações contábeis para tomada de decisões e custos para controle, avaliação e tomada de decisão, são os únicos itens dentre os 31 analisados que são considerados muito importantes dentro da abrangência da contabilidade gerencial. Comparando com estudos idênticos realizados nos estados do Paraná e Santa Catarina, verificou-se que 7 itens se apresentam convergentes, são eles: informações contábeis para tomada de decisões e custos para controle, avaliação e tomada de decisão são considerados muito importantes, custeio-padrão e análise das variações = custos para controle, formação do preço de venda, planejamento (estratégico, tático e operacional), orçamento operacional, são considerados importantes e implicações comportamentais é considerado sem nenhuma importância nos três estados comparados.  As maiores divergências encontradas são os itens avaliação de patrimônio e planejamento e controle tributário, com classificações distintas nos três estados comparados.

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Biografia do Autor

Francisco de Assis Carlos Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Ciências Contábeis. Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração. Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.

Juliana Matos de Meira, Universidade Federal de Pernambuco

Ph,D. Management. Universidade de Sheffield/Inglaterra.

Raimundo Nonato Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências Contábeis. Universidade de São Paulo/USP.

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Publicado

2013-11-05

Como Citar

Carlos Filho, F. de A., Cravo Teixeira Lagioia, U., Matos de Meira, J., & Nonato Rodrigues, R. (2013). A ABRANGÊNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL SEGUNDO OS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 3(4), 20-38. https://doi.org/10.18696/reunir.v3i4.139

Edição

Seção

Artigos científicos

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