Busca rápida por...    Autor   Palavra-chave   Título  
 
 

Lançamento do Volume 38, nº1, janeiro-junho/2018... [+]

Revista Raízes Volume 37, números 1 e 2 publicados... [+]

Avaliação de periódicos da CAPES 2013/2016... [+]

ISSN Eletrônico... [+]

 



Para submeter um artigo, é necessário preencher as informações solicitadas abaixo:

Nome*
Instituição*
Endereço*
Cidade*  UF* 
País
CEP*   (00.000-000)
Telefone   (DDI DDD Fone)
Fax   (DDI DDD Fone)
E-mail*
Título do artigo*
Selecione o arquivo ( *.zip )
  Limpar formulário
* Campo de preenchimento obrigatório.



Raízes
Revista de Ciências Sociais e Econômicas

Aos Colaboradores

NORMAS relativas aos trabalhos encaminhados para publicação

1. A revista Raízes aceita trabalhos originais, ou inéditos em língua portuguesa ou espanhola, sob a forma de artigos técnico-científicos, ensaios teóricos, resenhas ou avaliações de resultados de pesquisa cuja abordagem assista ao seu interesse temático editorial. Além disso, o número máximo de autores é 3 e um destes deve possuir, no mínimo, o título de mestre.

2. Os artigos submetidos deverão ter no mínimo 35.000 e no máximo 50.000 caracteres, incluindo os espaços.

3. As resenhas devem ter de 10 a 15 mil caracteres, incluindo os espaços, e conter a referência completa do livro, além de título e de identificação do(a) autor(a) no final do texto (nome completo e filiação institucional).

4. O envio de trabalhos para publicação pressupõe o interesse em publicá-lo em Raízes, comprometendo-se seu(s) autor(es) a manter com Raízes a exclusividade do oferecimento para publicação pelo prazo mínimo de 6 meses, período em que o(s) mesmo(s) se compromete(m) a não oferece-lo a outro periódico ou coletânea.

5. Os autores poderão informar-se do estágio de avaliação e processamento de seus trabalhos a qualquer momento da preparação da edição, pelo e-mail: raízes@ufcg.edu.br.

6. A secretaria comunicará aos autores a decisão final sobre a aprovação ou não dos trabalhos por e-mail.

7. A Secretaria acusará o recebimento do trabalho, bem como informará o número de Raízes em que foi programada sua possível inclusão e a data prevista para o lançamento do número.

8. Pede-se que os textos sejam enviados em formato doc ou docx, com páginas numeradas, marginadas (justificadas), em espaço duplo (exceto o resumo e títulos), e digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12.

9. Envie um com identificação dos autores, filiação institucional e e-mail.

10. Os seguintes itens devem ser observados na realização dos textos:
. aspas simples para palavras com emprego não convencional
. aspas duplas para citações
. itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações
. não usar o negrito em hipótese alguma
. evite o uso de notas de rodapé, quando for o caso de inseri-las, devem ser sempre de pé de página, numeradas sequencialmente, e nelas poderão ser incluídas informações adicionais não incluídas na bibliografia.

11. As Referências bibliográficas ou Bibliografia deverão vir em conjunto ao final, obedecendo ao seguinte critério:
11.1 Livros:
AUTOR (separe os autores com ponto e vírgula). Título (em itálico). Edição (se for a primeira não precisa informar). Local de publicação: Editora (sem o nome Editora...), ano da publicação.
Exemplo:
AMADO, J. Capitães de areia. Rio de Janeiro: Record, 1991.
MACHADO, D. Os ratos. 6. ed. São Paulo: Ática, 1992.
ALVES, F.; MAGALHÃES, C.; PAGANO, A. Traduzir com autonomia: estratégias para o tradutor em formação. São Paulo: Contexto, 2000.
AGUILO PEREZ, E. et al. Introducción a la economía del turismo en España. Madrid: Civitas, 1996.
SERRANO, C. T. (Org.). Olhares contemporâneos sobre o turismo. Campinas: Papirus, 2000.

11.2 Capítulo de livro:
AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título do livro (em itálico). Local de publicação: Editora, data. Número(s) da(s) página(s) ou volumes consultados.
Exemplo:
BUSSMANN, A. C. O projeto político pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 37-52.

11.3 Entidade coletiva:
PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Caderno de restauro (em itálico): Solar Lopo Gonçalves. Porto Alegre, 1987. 67p.

11.4 Dissertações e teses:
AUTOR. Título (em itálico). Local, Ano. Tese ou dissertação (Grau e Área) – Unidade de Ensino, Instituição, Ano.
Exemplos:
COSTA, T. O. D. A formação do administrador educacional: uma reflexão a partir da práxis. São Paulo, 1998. 182f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Mackenzie, 1998.
SEPA, F. M. The theatre of William Butler Yeats: theory and practice. São Paulo, 1993. 144f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, USP, 1993.

11.5 Publicação em anais:
AUTOR. Título. In: NOME DO EVENTO, n., ano, local de realização. Título... Local: Editora, data. Tipo de mídia. Notas.
Exemplo:
LIMA NETO, N. A Universidade e os trabalhadores. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 49, 1997, Belo Horizonte. Anais... (em itálico) Belo Horizonte: Videolar, 1991. CD-ROM.

11.6 Publicações em periódicos:
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do periódico (em itálico), local, volume ou ano, Número, página inicial e final do artigo, período e data da publicação.
Exemplo:
KUAZAQUI, E. Desenvolvimento de produtos e serviços e respectivo gerenciamento do ciclo de vida. Boletim de Turismo e Administração Hoteleira, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 38-49, out. 2000.

11.7 Publicações em jornais e revistas:
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do jornal (em itálico), local, dia mês. Ano, seção, Título do caderno, páginas do artigo.
Exemplo:
SCHWARTZ, G. Erros do BC potencializam crise japonesa. Folha de São Paulo, São Paulo, 1 mar. 2000. Folha Dinheiro, p. 1.

11.8 Leis, decretos, portarias....:
LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, número e data) (em itálico). Numeração e data. Ementa. Indicação da publicação oficial.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.° 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado 1988.

11.8 Internet:
AUTOR. Título (em itálico). Disponível em < >. Data de acesso (o mês sempre abreviado).
Exemplo:
ALVES, C. Navio negreiro. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 1998.

11.9 Citações diretas e indiretas:
Autor (ano) ou (Autor, ano):
Exemplo:
Sousa (2011) ou (Sousa, 2011). (Sousa; Miranda, 2015). (Dantas; Sousa; Miranda, 2016). (Miranda et al., 2016)

12. Cada artigo técnico-científico ou ensaio teórico deverá se fazer acompanhar, necessariamente:
a) do respectivo resumo (em português) e abstract (resumo em inglês): deve ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, e conter informações o objetivo, a metodologia e os principais resultados da pesquisa.
b) de 3 ou 5 palavras-chave, traduzidas para o inglês 3 ou 5 key words, indicativas do conteúdo do trabalho.
c) dos dados sobre o autor (última titulação, vínculo institucional com função/cargo, e e-mail, para divulgação) e telefone/fax e endereço para correspondência, para uso administrativo de Raízes.
d) da estrutura do artigo: INTRODUÇÃO (caixa alta), TÍTULOS (caixa alta e numerados), Subtítulos (Só a primeira letra e os nomes próprios em maiúsculo e devem ser numerados de acordo com a numeração dos títulos, por exemplo 1.1 ou 2.2), CONSIDERAÇÕES FINAIS ou CONCLUSÕES (em caixa alta e sem numeração), REFERÊNCIAS (em caixa alta e sem numeração).

13. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e de consultores ad hoc. Eventuais sugestões de modificação dos trabalhos, por parte dos pareceristas ou da Editoria serão encaminhadas e efetuadas em comum acordo com o autor, salvo correções linguísticas menores.

14. A Secretaria e Editoria de Raízes estão à disposição para qualquer informação adicional, inclusive consultas de autores sobre o interesse da revista em trabalhos específicos, bastando para isso que seja enviada uma cópia, ou mesmo um esboço desenvolvido do trabalho em questão.

15. Aos autores serão enviados 3 (três) exemplares do número da revista que publicar seus trabalhos.

16. O envio de trabalhos para publicação por Raízes implica na cessão dos direitos autorais a Raízes, que se reserva o direito de reedição dos números inteiros ou de trabalhos isolados, em qualquer forma, porém com a sua marca editorial.

   
  Webmaster Visitas deste site:  70249  desde 03/11/2006
Contato