Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês

Naiara Medeiros de Oliveira, Orison Marden Bandeira de Melo Jr

Resumo


Esta pesquisa busca contribuir com os estudos relacionados ao ensino de literatura estrangeira no Brasil. Fundamentados nos pressupostos teóricos do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), em especial em noções como compreensão ativo-dialógica, objetivamos analisar os dados gerados durante o minicurso “A representação do negro em contos da literatura afro-americana: uma perspectiva dialógica”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE 65936917.8.0000.5537, por meio de uma atividade de análise do conto “The Childhood of Jimmy” (HUGHES, 1996) no primeiro encontro (pré-teste) e no último encontro (pós-teste). Por meio da análise do pós-teste em comparação com o pré-teste, percebemos que os alunos, após o estudo do ensaio “O discurso no romance” (BAKHTIN, 2015) e da prática de análise de outros contos de Hughes, demonstraram uma compreensão (i) da relação entre texto e contexto histórico concreto, (ii) da materialidade do texto em sua natureza linguística e socioideológica e (iii) da teoria pela internalização dos conceitos estudados.

Palavras-chave


Mobilidade Acadêmica Internacional; Bakhtin e o Círculo; Análise Dialógica do Discurso;

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.948

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