Ação Poética Evocare: experiências com poesia em sala de aula

Alinne de Morais Oliveira Cordeiro, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti

Resumo


Sabemos que a linguagem poética ainda não é explorada como deveria. O domínio oral e interpretativo por parte dos alunos, e por vezes dos professores, é preocupante, deixando evidente uma lacuna nos processos até então vivenciados nas salas de aula. O gênero poema, conforme nos coloca Pinheiro (2002), tem sido, ainda, o menos prestigiado no fazer pedagógico. Não temos, concretamente, muita produção e nem trabalho efetivo com poesia em nossas escolas. Tendo em vista essa questão, este trabalho tem como objetivo geral relatar experiências proporcionadas pelo projeto de extensão denominado “Ação Poética Evocare”, o qual tem como propósito incentivar o gosto pela leitura de textos literários, através de um trabalho interdisciplinar, desenvolvendo habilidades artísticas dos participantes. Composto por professores e alunos da UFPB, o grupo apresenta performances, envolvendo literatura, teatro, dança, música e artes visuais, em eventos acadêmicos e culturais, como também presta assessoria, através de palestras e oficinas, às escolas públicas que queiram desenvolver atividades nessa mesma linha. O resultado das intervenções e do diálogo da universidade com professores e educandos da escola básica, partindo da faceta imagética da poesia e de suas amplas conexões com as práticas teatrais, vocais e corporais, expõe e incentiva o manuseio do texto poético, possibilitando um espaço único e prazeroso para o desenvolvimento da arte e da cultura em sala de aula. 


Palavras-chave


Letramento; Arte; Poesia; Intervenções;

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2005.

CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

PAES, J. A aventura literária: ensaio sobre ficção e ficções. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

______. Poemas para brincar. 1. ed. São Paulo: Ática, 1990.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. 3. ed. Campina Grande: Bagagem, 2007.

SPOLIN, V. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.;

REZENDE, N. L. de; FALEIROS, R. J. (Org.). Leitura de literatura na escola. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.926

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Letras Raras

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores:

           


Siga-nos nas redes sociais:

 


VISITANTES NO MUNDO DA REVISTA LETRAS RARAS: