Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista

Fernanda Ortale, Vinicio Corrias, Rosangela M. L. Fornasier

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de implantação do ensino de italiano como língua de herança em Pedrinhas Paulista, uma ex-colônia italiana, e tem como foco os desafios encontrados durante as fases de planejamento do curso e de elaboração do material didático. Do ponto de vista teórico, a pesquisa apoia-se na Pedagogia Pós-Método e nos estudos sobre políticas linguísticas e línguas de herança. Os resultados preliminares apontam para a importância de criar espaços formais de aprendizagem da língua de herança e também da existência de políticas linguísticas familiares para a sua manutenção em contextos informais. O trabalho corrobora ainda, a ideia de que o ensino de língua de herança distingue-se do ensino de uma língua estrangeira, aponta as especificidades da revitalização linguística e cultural de comunidades após o processo de reterritorialização.


Palavras-chave


Língua de herança; Imigração; Políticas linguísticas;

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.879

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