Pronúncia do inglês para brasileiros: análise do livro Descobrindo a pronúncia do inglês
Resumo
Este estudo focaliza a análise do livro didático Descobrindo a pronúncia do inglês, de Lieff, Pow e Nunes, publicado pela Editora Martins Fontes, em 2010. Os objetivos são: (1) Identificar qual/is teoria/as de aquisição fonológica subjaz à proposta de ensino da pronúncia apresentada no livro; (2) Investigar como o livro aborda aspectos de inteligibilidade da pronúncia do aprendiz brasileiro de inglês; e, (3) Verificar o sotaque do inglês adotado como referência nos áudios que acompanham o livro. O corpus da pesquisa é composto pelas instruções e atividades contidas no livro mencionado. A fundamentação teórica inclui: (1) teorias de aquisição fonológica (CELCE-MURCIA, 1999); (2) características da pronúncia do aprendiz brasileiro de inglês (LIEFF; NUNES, 1993; BAPTISTA, 2001; GODOY; GONTOW; MARCELINO, 2006; SILVA, 2012); e (3) inteligibilidade de pronúncia (TENCH, 1981; FIELD, 2003; SILVEIRA; SCHADECH, 2014). Os dados foram organizados em quatro categorias de análise : (a) consoantes; (b) vogais; (c) acentuação de palavras; e, (d) inserção de vogal. Os resultados apontam que a teoria de aquisição fonológica que subjaz à proposta do livro é, predominantemente, a Análise Contrastiva; que os aspectos de inteligibilidade da pronúncia do aprendiz brasileiro de inglês são apresentados através de afirmações e de tirinhas e, por fim, que o sotaque adotado como referência é o Received Pronunciation (RP) (ROACH, 2002).
Palavras-chave
Livro didático; Pronúncia; Aprendizes brasileiros de inglês;
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.798
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Letras Raras

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores:
Siga-nos nas redes sociais:
VISITANTES NO MUNDO DA REVISTA LETRAS RARAS: