Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel

Lúcia de Fátima Santos, Lídia Maria da Silva Santos

Resumo


Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo analisar os posicionamentos adotados por alunos do 9º ano do ensino fundamental diante das orientações das professoras, em atividades de produção do gênero cordel, observando atitudes responsivas e táticas com base nas reflexões de Bakhtin (1996, 1997) e De Certeau (2002, 2005), respectivamente. Na análise realizada, foram observadas expressões táticas e responsivas nas produções dos alunos, que subverteram, em alguns momentos, essas orientações, mas sem acontecer um distanciamento total da proposta apresentada pelas professoras.  
Palavras-chave: Gênero Cordel. Atitudes responsivas e táticas. Alunos do ensino fundamental.

Palavras-chave


Gênero Cordel; Atitudes responsivas e táticas; Alunos do ensino fundamental;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.311

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Letras Raras

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores:

           


Siga-nos nas redes sociais:

 


VISITANTES NO MUNDO DA REVISTA LETRAS RARAS: