Observações sobre os estudos linguísticos em perspectivas sociointeracionais no Brasil: uma conversa com Anna Christina Bentes
Resumo
Anna Christina Bentes da Silva, linguista e professora brasileira, é uma referência nacional para os estudos linguísticos em razão de suas notórias contribuições, mediante trabalhos desenvolvidos, principalmente, nas áreas da Linguística Textual e da Sociolinguística, abordando a língua e a linguagem à luz de pressupostos teóricos da prática social. Em relação à formação acadêmica, ela é graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1986), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1992) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2000). Além disso, tem pós-doutorado pelo Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia (Berkeley, UCB, 2006).
Anna Bentes tem um longo histórico de atuação no Ensino Superior, ministrando diversas disciplinas e coordenando programas de pesquisa, extensão e docência em diversas universidades brasileiras, como a UFPA e a UEPG. Integra, desde 2001, o corpo docente da UNICAMP, onde também se dedica a inúmeras atividades acadêmicas, a exemplo da ministração de aulas no nível tanto da Graduação quanto da Pós-Graduação e da coordenação de núcleos de estudos, de centros e grupos de pesquisa, do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), etc.
No ramo científico, coordenou, durante dois biênios, o GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Além de ter uma produção bibliográfica extensa, atua como pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Ademais, desde 2010, é parecerista da CAPES, da FAPESP e do CNPq. Na área da editoração, é integrante do corpo editorial de notáveis e diversos periódicos (inter)nacionais.
Quanto às publicações, é possível destacar sua autoria no segundo volume do livro didático Linguagem: práticas de leitura e escrita e sua coautoria na obra Intertextualidade: diálogos possíveis. Bentes, ainda, organizou diversas obras, a saber: os três volumes da coleção Introdução à Linguística; Referenciação e Discurso; o livro Linguística Textual e Análise da Conversação: panorama das pesquisas no Brasil. Também participou da organização e da tradução da obra Língua como prática social: sobre as relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin.
As informações supracitadas são oriundas do Currículo Lattes da professora, e a entrevista foi realizada no dia 19 de setembro de 2022, por meio do Google Meet.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v11i3.2592
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Revista Letras Raras

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores:
Siga-nos nas redes sociais:
VISITANTES NO MUNDO DA REVISTA LETRAS RARAS: