A contingência da coerência à luz da noção de contexto: análise de tuítes do Globo Rural
Resumo
Palavras-chave
Referências
BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. Londres: Longman, 1981.
CAVALCANTE, M.; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, v. 12, n. 2, pp. 56-71, 2010.
CAVALCANTE, M.; SILVA, T.; SILVA, Y. Dimensões analíticas da Linguística textual. In: LIMA, A.; SOARES, M.; CAVALCANTE, S. Linguística Geral: conceitos que todos precisam conhecer. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. pp. 17-41.
CAVALCANTE, M. et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 13, n. 25, pp. 25-39, 2019.
ELIAS, V.; CAVALCANTE, M. Linguística textual e estudos do hipertexto: focalizando o contexto e a coerência. In: CAPISTRANO JÚNIOR, R.; LINS, M. P.; ELIAS, V. Linguística textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017. pp. 317-338.
GUMPERZ, J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org.). Sociolinguística interacional. Porto Alegre: Editora AGE, 1998. p. 98-119.
HANKS, W. O que é contexto? In: _______. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a parti de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, 2008. pp. 196-203.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2014.
KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, I.; ELIAS, V. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2017.
MARCUSCHI, L. A. Coerência e cognição contingenciada. In: ______. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. pp. 13-30.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola, 2012.
PAVEAU, M. A. Discursos e links. Hipertextualidade, tecnodiscursividade, escrileitura. In: CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M.A. P. Texto, discurso e argumentação: Traduções. Campinas: Pontes, 2020. pp. 41-70.
SILVA, R. da. A linguística textual e a sala de aula. Curitiba: Ibpex, 2011.
VAN DIJK, T. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. São Paulo: Contexto, 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v11i3.2513
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Revista Letras Raras

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores:
Siga-nos nas redes sociais:
VISITANTES NO MUNDO DA REVISTA LETRAS RARAS: