Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa

Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães

Resumo


Tomando por base os pressupostos teóricos da Sociocognição, contexto constitui-se em uma construção (re)elaborada entre os participantes de uma interação a partir de variados elementos em uma situação social específica que os interlocutores tomam como relevantes para a compreensão e produção de discursos (VAN DIJK, 2012). A partir disso, o artigo tem por objetivo geral averiguar a relação que se estabelece entre contexto e compreensão nas seções de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental anos finais.  Especificamente, pretendemos elencar os modelos de contexto ativados pelos autores dos livros didáticos através do trabalho realizado na seção de abertura das unidades, com o intuito de entender o(s) discurso(s) que essas obras revelam para os alunos sobre o tema adolescentes. Como metodologia, analisamos a coleção Vontade de Saber Português aprovada pelo PNLD (2014). Os resultados gerais levaram-nos a considerar que a coleção analisada procurou adotar estratégias que tentassem colocar em cena um leitor ativo no processo de compreensão. Tais estratégias indicaram a relação intrínseca existente entre os modelos de  contexto ativados e o processo de compreensão discursiva acerca da temática trabalhada na unidade.


Palavras-chave


Contexto; Livro didático; Sociocognição

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v11i3.2499

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