TikTok: possibilidades de gestos críticos no ambiente virtual

Sônia Virginia Martins Pereira, Everton Henrique Souza da Silva

Resumo


Ao navegarem nos espaços digitais, os sujeitos não recebem passivamente as informações. Eles têm, com considerável facilidade, o papel de escrileitor, conforme proposto por Paveau (2021) - leem e escrevem sobre o que está em circulação. Tal conjuntura permite a determinados teóricos defenderem a indissociabilidade entre as ações sociais do homem e a máquina atualmente. Por essa via, diversificadas plataformas populares, como o TikTok, mídia social chinesa, permitem, com seus recursos tecnológicos, a criação e circulação de práticas de linguagens que fomentam o debate de diversos temas e marcam posições ideológicas, num percurso de escrileitura. À vista disso, esta pesquisa objetiva refletir de que modo os discursos presentes nesse ambiente virtual instigam e contribuem para (des)construção de posicionamentos ideológicos, em cadeias discursivas. Sendo assim, nos apoiando numa fundamentação teórica composta por noções da análise dialógica do discurso, análise do discurso digital e da perspectiva de letramento crítico, analisamos  posicionamentos em processos enunciativo-discursivos de postagens sobre dois temas recorrentes e seus comentários. A partir disso, compreendemos que, ao se constituir em arena discursiva, o TikTok corrobora para discursos performativos acerca de fatos e temas sociais, o que abre espaço para que interlocutores, em seus papéis ativos-responsivos, efetuem o processo de letramento crítico para ratificação e refutação de ideias, um traço do escrileitor, em seus movimentos enunciativos multissemióticos.


Palavras-chave


Discurso digital; Posicionamento crítico; TikTok

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v11i3.2489

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