Relevância e desafios da competência cultural no ensino-aprendizagem de FLE

Maria Rachel dos Santos Andrade, Simone Pires Barbosa Aubin

Resumo


As práticas de ensino de uma Língua Estrangeira (LE) são cada vez mais diversas. Por meio de suas metodologias e abordagens, o professor está sempre à procura de novas ferramentas que o ajudem a ensinar a língua de forma mais proveitosa, explorando as habilidades comunicativas. Uma das mais importantes, ligada às relações interpessoais, é a dimensão cultural. É nessa dimensão onde se encontra o centro da comunicação. O presente trabalho busca, a partir das observações dos diferentes conceitos de cultura, segundo os estudos de Jean-Pierre Cuq, Isabelle Grucca, Paola Bertocchini, Edvige Constanzo e Maddalena De Carlo, identificar eventuais lacunas culturais no ensino do FLE e propor possíveis soluções para esse problema. A partir desses estudos, e da investigação feita com professores de FLE em algumas instituições de ensino de Recife, será possível verificar a aplicação e eficácia da competência cultural como porta facilitadora para o aprendizado de uma língua estrangeira.



Palavras-chave


Cultural. Metodologias. Francês Língua Estrangeira

Texto completo:

Français Português

Referências


BERTOCCHINI, Paola; CONSTANZO, Edvige. Manuel de Formation Pratique pour le Professeur de FLE. Paris: CLE International, 2008.

CARLO, Maddalena De. L’Interculturel. Collection dirigée par Robert Galisson. Paris: CLE International, 2010.

Conseil de l’Europe. Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues. 2001. accedé sur le site: https://rm.coe.int/16802fc3a8

CUQ, Jean-Pierre. Dictionnaire de Didactique du Français Langue Etrangère et Seconde. Paris: CLE International, 2003.

CUQ, Jean-Pierre; GRUCCA, Isabelle. Cours de Didactique du Français Langue Étrangère et Seconde. Paris: PUG, 2006

SILVA, Edna Lucia da, MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC, 4.ed, 2005.

POLÈRE, Cédric. MULTICULTURALISME – INTERCULTURALITÉ. Disponível em: acessado em 23 de julho de 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v11i4.2472

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Letras Raras

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores:

           


Siga-nos nas redes sociais:

 


VISITANTES NO MUNDO DA REVISTA LETRAS RARAS: