O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
Resumo
São muitos os trabalhos teóricos que buscam refletir sobre as práticas pedagógicas de professores. Dentre eles, é frequente a indicação de problemas de concentração e também de motivação dos alunos em sala, na maioria das vezes causa e consequência de aulas monótonas que acabam não produzindo um bom rendimento do conteúdo disciplinar desenvolvido. Em vista disso, educadores buscam novas formas de tornar as aulas mais agradáveis e dinâmicas com a presença do humor como umas das estratégias frequentemente estudadas. Entretanto, o humor ainda é motivo de discussão dadas as diversas problemáticas que o envolvem e também a forma pela qual é abordado dentro de sala de aula. Para buscar responder à demanda do uso do humor em sala de aula, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica centrada no levantamento de contribuições de autores que vêm estudando esse tema, sua problemática e também sua aplicabilidade a diferentes disciplinas a fim de tecer um panorama do assunto que possa servir de base a pesquisas futuras. Durante a pesquisa, verificou-se que essa estratégia, se bem empregada, é bastante benéfica para o estreitamento de vínculos entre aluno e professor, para a efetivação da aprendizagem ou simplesmente para um alívio da tensão dentro de sala de aula. Além disso, também é bastante aceita pelos alunos. No entanto, há que se atentar para os limites de seu uso em atividades pedagógicas.
Palavras-chave
Referências
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