A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?

Daniela Cristina da Silva Garcia, Aline Francieli Thessing, Phelippe Rave Soares de Lima

Resumo


Neste artigo, a partir de uma concepção marcada de Educação Linguística (BRITTO, 2012) e, por isso, de um trabalho com a produção e correção de textos que conceba como foco o desenvolvimento dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, procuramos debater os limites e possibilidades impostos ao trabalho do professor de Língua Portuguesa, com atenção específica à produção textual escrita, dada a instauração do Ensino Remoto em resposta à emergência imposta pela pandemia mundial do vírus Sars-CoV-2. Nesse sentido, dividimos este artigo em três partes, em que (i) delimitamos os contornos em que se dá o trabalho do professor de língua portuguesa em relação ao uso das tecnologias e a emergência de sua instauração; (ii) a importância da compreensão docente acerca dos objetivos que movem sua ação e da entrada das tecnologias como ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, mas que não são o próprio processo e (iii) a possibilidade de uma formação que extrapole o cotidiano e se coloque em favor da formação humana integral. Esperamos, com este artigo, contribuir com professor de língua portuguesa no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua em contextos escolares.


Palavras-chave


Produção Textual Escrita; Educação Linguística; Formação Humana

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v10i2.2105

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