Referências intermidiáticas em Ponciá Vicêncio e Um defeito de cor/

Solange Ribeiro Oliveira

Resumo


RESUMO

Á luz dos conceitos de “referência”, proposto por Irina Rajewsky, e de ´”écfrase”, na  conceituação de Claus Clüver, o texto analisa as referências intermidiáticas em dois romances brasileiros, Ponciá Vicêncio (2003),  de Conceição Evaristo,  e  Um defeito de cor (2017), de Ana Maria Gonçalves.  Em ambos os romances destaca-se  o tema da liberdade e da memória cultural dos povos de cor em  sua relação com a as artes visuais: a arte do barro, explorada  em Ponciá Vicêncio e a criação de máscaras africanas (gélédes), em Um defeito de cor.  No decorrer de sua experiência , duas jovens negras,  protagonistas dos dois romances, em sua própria prática ou no encontro com a obra  de um artista africano, acabam por encontrar na arte um veículo para a preservação da história de seu povo. Nesse contexto, a narrativa finalmente conduz a considerações  não só sobre a influência da arte africana na criação contemporânea  como também sobre a  possibilidade de sua  continuidade na produção de artistas brasileiros em nossos dias.  

PALAVRAS-CHAVE: Referências intermidiáticas;; Literatura e as artes visuais;  Arte e memória cultural   


Palavras-chave


Referências intermidiáticas;; Literatura e as artes visuais; Arte e memória cultural

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Referências


Referências

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1864

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