Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua

Laura Fortes, Marisa Grigoletto

Resumo


A Análise de Discurso procura compreender os efeitos de sentido (re)produzidos no espaço da memória discursiva, concebendo o funcionamento da linguagem enquanto processo de significação constituído pelos/nos sujeitos inseridos em determinadas condições histórico-sociais. Nesta perspectiva, este artigo propõe compreender espaços do interdiscurso mobilizados pelo dizer do sujeito-professor sobre o “erro” nas aulas de inglês/língua estrangeira. A partir da análise de algumas formulações, delineamos as
formações discursivas predominantes neste discurso, em que se constituem e se legitimam saberes sobre a língua estrangeira e sobre sujeitos-aprendizes: a formação discursiva da língua como sistema e a formação
discursiva da língua como instrumento de comunicação. No decorrer da análise do funcionamento desse (inter)discurso, buscamos problematizar algumas das implicações ideológico-políticas trazidas por tais saberes e refletir sobre a complexidade da constituição identitária dos sujeitos em sua relação com a língua estrangeira. Desse modo, o dispositivo analítico elaborado neste artigo buscou viabilizar uma aproximação a este lugar de contradição que constitui os sujeitos-professores e, ao mesmo tempo, suas práticas pedagógicas.


Palavras-chave


Discurso; Subjetividade; Professor; Língua estrangeira; Erro;

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.184

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