A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein

Layssa Gabriela Almeida e Silva Mello, Letícia de Souza Gonçalves

Resumo


The Missing Piece (1976), do escritor norte-americano Shel Silverstein, narra a história de um personagem em busca da parte que lhe falta para completar a sua essência, ou melhor, narra o percurso de um personagem por algo que possa lhe completar, para que assim, ele possa atingir a tão almejada felicidade. O livro é ilustrado, possui linguagem simples e é repleto de lacunas que podem e devem ser preenchidas pelo leitor durante o processo de leitura (ISER, 1978). Essas lacunas possibilitam e exigem do leitor um envolvimento, e, portanto, um papel ativo, ou seja, de protagonista no momento de leitura. Abordando um dilema verídico de forma alegórica, a obra possibilita a abertura de questões filosóficas acerca das constantes buscas cotidianas e da construção de identidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar o uso de literatura na aula de língua estrangeira, especificamente o trabalho com The Missing Piece. Para tanto, abordamos as concepções de Rildo Cosson (2015), de Gilian Lazar (1993) e Ronald Carter e Michael Long (2007), que afirmam que a literatura em língua estrangeira desenvolve as competências linguística e literária, possibilitando a discussão de temas filosóficos ligados aos conflitos inerentes do ser humano, e de Jorge Larrosa (2017) sobre a experiência e o saber de experiência na educação.

Palavras-chave


Língua Inglesa; Literatura; The Missing Piece; Formação do leitor;

Texto completo:

PDF

Referências


CARTER, R. LONG, M. N. Teaching Literature. New York: Longman, 2007.

COSSON, R. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino?. Nuances: estudos sobre educação. v. 26, n. 3. Presidente Prudente, 2015.

ISER, W. The act of reading: a theory of aesthetic response. Baltimore, MD: The Johns Hopkins University Press, 1978.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19, 2002.

LAZAR; GILLIAN. Literature and Language Teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University press, 2004.

SILVERSTEIN, S. The Missing Piece. New York: HarperCollins Publishers, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1209

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Letras Raras

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores:

           


Siga-nos nas redes sociais:

 


VISITANTES NO MUNDO DA REVISTA LETRAS RARAS: