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Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).

Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.

A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.

A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 área de Linguística/ Literatura na avaliação do quadriênio 2013-2016 (A3, em 2019).

A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.

Este periódico tem por objetivos:

1. Ceder espaço para a divulgação de pesquisas  e outros trabalhos produzidos por estudantes de graduação;

2. Ser um espaço de promoção da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento e área das Linguagens e suas interfaces.

A Revista Letras Raras aceita trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área do conhecimento, desde que estejam filiados à área das Ciências das Linguagens e suas múltiplas manifestações.

Apesar da aceitabilidade de trabalhos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, desde que dentro das normas  desta Política Editorial, a Revista Letras Raras elabora dossiês temáticos, alocando trabalhos que tratem da temática proposta. Contudo, a publicação de trabalhos fora desse dossiê não será comprometida.

A Revista Letras Raras é um periódico de língua portuguesa, mas recebe muito positivamente trabalhos em inglês, bem como em francês, espanhol, alemão e italiano.

Os artigos e ensaios submetidos por estudantes de graduação devem ter, indispensavelmente, coautoria de um pesquisador/professor doutor ou doutorando. Para os estudantes de mestrado (e mestres), a coautoria com doutores também é necessária. As resenhas e produções artísticas não tem obrigatoriedade de coautoria. Serão aceitas apenas as resenhas relativas a  textos que tenham sido publicados até nos últimos 2 (dois) anos, anteriores à data de submissão da resenha.

Deve-se respeitar o limite de três autores.

Os trabalhos devem ser estruturados e formatados conforme as diretrizes editoriais e para tanto deve-se consultar as Normas de publicação disponíveis nesta plataforma. A revista tem política de rastreamento de plágio.

 

Políticas de Seção

Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Intermidialidade e referências intermidiáticas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Narrativas memoriais e pós-memoriais

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Análise do Discurso

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Linguagem, rumor, poder

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos livres

Política padrão de seção

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A tradução e suas linguagens

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Atemáticos

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Resenhas

As políticas desta seção são as mesmas da seção "Artigos".

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Ensaios

Seguem as mesmas normas da seção "Artigos".

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Traduções

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Entrevista

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Editorial

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Colaboradores

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Capa

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Caderno de Resumos

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Dossiê Linguística: Ensino de Línguas

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Corpo editorial

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Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas

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Línguas e linguagens no contexto da contemporaneidade

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Dossiê Literatura: A presença da mulher na Literatura

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Dados Institucionais

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Dossiê: Vinícius de Moraes

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A Literatura contemporânea e suas interfaces

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Produção Artística

A Revista Letras Raras cede espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país, como, poemas e traduções, entre outros gêneros.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Literatura juvenil e jovens leitores

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Dossiê Tradução

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Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil

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Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas

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Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas

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Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas

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Estudos de línguas e literaturas africanas

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Estudos de línguas e literaturas indígenas

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Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil

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Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil

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Apresentação

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Crônica

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Conto

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Revisores de língua inglesa

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Revisores e colaboradores

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Organizadores e pareceristas Ad. hoc

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Dossiê: Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual

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Trânsitos, Trocas e Transferências culturais

Número especial

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Présentation

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Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives

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Actes du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français

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Cahier de résumés du XXIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Collaborateurs

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Cahier de résumés du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français

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Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios

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Dossiê: A poesia na literatura infantil e juvenil contemporânea: reflexões sobre características e tendências

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Dossier Spécial 'Le Français en Action : créations et variations' - vol. 2

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Actes du XXIème CBPF à Aracaju

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2022.2 Dossiê: Diversidade linguístico-cultural na sala de aula

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2022.3 Dossiê: Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais

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2022 Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Tendências Contemporâneas nas Letras

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras

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Dossiê: Tendências contemporâneas nas Letras

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê 2023.2: Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição 2023.3: Temas livres

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

2023 Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos admitidos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:

1. O respeito à norma culta da língua em que o trabalho foi escrito;

2. O respeito à ética, ao pluralismo e aos direitos humanos;

3. A observância dos padrões de formatação, estruturação textual, citação e referenciação da revista;

4. O caráter científico das proposições e a coerência metodológica e conceitual da submissão;

5. A Revista Letras Raras tem política de rastreamento de plágio

6. A relevância e a originalidade das contribuições.

 

O processo de avaliação dos trabalhos submetidos será dividido em duas etapas.

1º. No primeiro, de responsabilidade dos editores da revista, será avaliada a consonância à política editorial, às normas de submissão, rastreamento de plágio e formatação das normas da Revista.

2º. No segundo, as submissões serão encaminhadas anonimamente a dois pareceristas do Comitê Editorial e/ou Consultivo da Revista Letras Raras, ou ainda aos coordenadores dos dossiês, que avaliarão as qualidades textuais, organizacionais, conteudísticas e teórico-metodológicas da proposta, além de considerar o seu grau de relevância.

 Para que haja a publicação, é necessária a concordância dos dois pareceristas. Em havendo discordância, um terceiro parecerista será consultado.

 A Revista Letras Raras toma a liberdade de realizar pequenos ajustes de formatação e de conteúdo nos artigos e ensaios que forem aceitos e que eventualmente necessitarem. Alterações de estrutura, de conteúdo ou de postulados teórico-metodológicos, porventura sugeridos pelos pareceristas, só serão realizados mediante autorização por escrito dos autores.

 Os autores receberão, por e-mail, a ficha de avaliação final dos trabalhos submetidos. A resposta final poderá ser:

  • Aceito sem restrições;
  • Aceito com restrições: o autor deverá rever o trabalho e atender às exigências dos pareceristas;
  • Recusado,com a devida justificativa do Comitê Editorial.

Não serão aceitos:

1. Trabalhos enviados fora do prazo (nesse caso, só serão analisados no volume subsequente);

2. Trabalhos que não estejam de acordo com o foco e o escopo da Revista;

3. Trabalhos que não respeitem as condições de submissão.

4.Trabalhos que não atendam às exigências dos pareceristas.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Qualis/Capes

A Revista Letras Raras tem Qualis/Capes "B1" em Linguística e Literatura.