Foco e Escopo
A Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).
Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.
A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.
A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 área de Linguística/ Literatura na avaliação do quadriênio 2013-2016 (A3, em 2019).
A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.
Este periódico tem por objetivos:
1. Ceder espaço para a divulgação de pesquisas e outros trabalhos produzidos por estudantes de graduação;
2. Ser um espaço de promoção da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento e área das Linguagens e suas interfaces.
A Revista Letras Raras aceita trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área do conhecimento, desde que estejam filiados à área das Ciências das Linguagens e suas múltiplas manifestações.
Apesar da aceitabilidade de trabalhos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, desde que dentro das normas desta Política Editorial, a Revista Letras Raras elabora dossiês temáticos, alocando trabalhos que tratem da temática proposta. Contudo, a publicação de trabalhos fora desse dossiê não será comprometida.
A Revista Letras Raras é um periódico de língua portuguesa, mas recebe muito positivamente trabalhos em inglês, bem como em francês, espanhol, alemão e italiano.
Os artigos e ensaios submetidos por estudantes de graduação devem ter, indispensavelmente, coautoria de um pesquisador/professor doutor ou doutorando. Para os estudantes de mestrado (e mestres), a coautoria com doutores também é necessária. As resenhas e produções artísticas não tem obrigatoriedade de coautoria. Serão aceitas apenas as resenhas relativas a textos que tenham sido publicados até nos últimos 2 (dois) anos, anteriores à data de submissão da resenha.
Deve-se respeitar o limite de três autores.
Os trabalhos devem ser estruturados e formatados conforme as diretrizes editoriais e para tanto deve-se consultar as Normas de publicação disponíveis nesta plataforma. A revista tem política de rastreamento de plágio.
Políticas de Seção
Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo
Submissões abertas |
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Avaliado pelos pares |
Dossiê: Intermidialidade e referências intermidiáticas
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Dossiê: Narrativas memoriais e pós-memoriais
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Dossiê Análise do Discurso
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A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
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Linguagem, rumor, poder
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Artigos livres
Política padrão de seção
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A tradução e suas linguagens
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Atemáticos
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Resenhas
As políticas desta seção são as mesmas da seção "Artigos".
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Ensaios
Seguem as mesmas normas da seção "Artigos".
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Traduções
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Entrevista
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Editorial
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Colaboradores
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Capa
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Caderno de Resumos
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Dossiê Linguística: Ensino de Línguas
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Corpo editorial
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Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas
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Línguas e linguagens no contexto da contemporaneidade
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Avaliado pelos pares |
Dossiê Literatura: A presença da mulher na Literatura
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Dados Institucionais
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Dossiê: Vinícius de Moraes
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Avaliado pelos pares |
A Literatura contemporânea e suas interfaces
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Avaliado pelos pares |
Produção Artística
A Revista Letras Raras cede espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país, como, poemas e traduções, entre outros gêneros.
Submissões abertas |
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Avaliado pelos pares |
Literatura juvenil e jovens leitores
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Avaliado pelos pares |
Dossiê Tradução
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Avaliado pelos pares |
Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil
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Avaliado pelos pares |
Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas
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Avaliado pelos pares |
Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas
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Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas
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Estudos de línguas e literaturas africanas
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Estudos de línguas e literaturas indígenas
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Avaliado pelos pares |
Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil
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Avaliado pelos pares |
Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil
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Apresentação
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Crônica
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Conto
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Revisores de língua inglesa
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Revisores e colaboradores
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Organizadores e pareceristas Ad. hoc
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Avaliado pelos pares |
Dossiê: Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual
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Avaliado pelos pares |
Trânsitos, Trocas e Transferências culturais
Número especial
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Présentation
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Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives
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Avaliado pelos pares |
Actes du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français
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Avaliado pelos pares |
Cahier de résumés du XXIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français
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Collaborateurs
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Cahier de résumés du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français
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Avaliado pelos pares |
Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios
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Avaliado pelos pares |
Dossiê: A poesia na literatura infantil e juvenil contemporânea: reflexões sobre características e tendências
Submissões abertas |
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Avaliado pelos pares |
Dossier Spécial 'Le Français en Action : créations et variations' - vol. 2
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Avaliado pelos pares |
Actes du XXIème CBPF à Aracaju
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Avaliado pelos pares |
2022.2 Dossiê: Diversidade linguístico-cultural na sala de aula
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Avaliado pelos pares |
2022.3 Dossiê: Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais
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Avaliado pelos pares |
2022 Dossier spécial: Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations
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Avaliado pelos pares |
Dossiê Tendências Contemporâneas nas Letras
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Avaliado pelos pares |
Dossiê: Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras
Submissões abertas |
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Avaliado pelos pares |
Dossiê: Tendências contemporâneas nas Letras
Submissões abertas |
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Avaliado pelos pares |
Dossiê 2023.2: Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Submissões abertas |
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Avaliado pelos pares |
Edição 2023.3: Temas livres
Submissões abertas |
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Avaliado pelos pares |
2023 Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones
Submissões abertas |
Indexado |
Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos admitidos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:
1. O respeito à norma culta da língua em que o trabalho foi escrito;
2. O respeito à ética, ao pluralismo e aos direitos humanos;
3. A observância dos padrões de formatação, estruturação textual, citação e referenciação da revista;
4. O caráter científico das proposições e a coerência metodológica e conceitual da submissão;
5. A Revista Letras Raras tem política de rastreamento de plágio
6. A relevância e a originalidade das contribuições.
O processo de avaliação dos trabalhos submetidos será dividido em duas etapas.
1º. No primeiro, de responsabilidade dos editores da revista, será avaliada a consonância à política editorial, às normas de submissão, rastreamento de plágio e formatação das normas da Revista.
2º. No segundo, as submissões serão encaminhadas anonimamente a dois pareceristas do Comitê Editorial e/ou Consultivo da Revista Letras Raras, ou ainda aos coordenadores dos dossiês, que avaliarão as qualidades textuais, organizacionais, conteudísticas e teórico-metodológicas da proposta, além de considerar o seu grau de relevância.
Para que haja a publicação, é necessária a concordância dos dois pareceristas. Em havendo discordância, um terceiro parecerista será consultado.
A Revista Letras Raras toma a liberdade de realizar pequenos ajustes de formatação e de conteúdo nos artigos e ensaios que forem aceitos e que eventualmente necessitarem. Alterações de estrutura, de conteúdo ou de postulados teórico-metodológicos, porventura sugeridos pelos pareceristas, só serão realizados mediante autorização por escrito dos autores.
Os autores receberão, por e-mail, a ficha de avaliação final dos trabalhos submetidos. A resposta final poderá ser:
- Aceito com restrições: o autor deverá rever o trabalho e atender às exigências dos pareceristas;
- Recusado,com a devida justificativa do Comitê Editorial.
Não serão aceitos:
1. Trabalhos enviados fora do prazo (nesse caso, só serão analisados no volume subsequente);
2. Trabalhos que não estejam de acordo com o foco e o escopo da Revista;
3. Trabalhos que não respeitem as condições de submissão.
4.Trabalhos que não atendam às exigências dos pareceristas.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Qualis/Capes
A Revista Letras Raras tem Qualis/Capes "B1" em Linguística e Literatura.