No Brasil, a história do ensino técnico e tecnológico se inicia em 1909, quando Nilo Peçanha, o então presidente da República, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, posteriormente, se transformaram nos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica, mais conhecidos como CEFETS. Em dezembro de 2008, no mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, os CEFETS se transformaram em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo como principal desdobramento a expansão e a interiorização da educação técnica e tecnológica em nosso país. Desde então, a concepção de currículo dessas unidades de ensino também se modificou. Se, em um primeiro momento, tinha-se a ideia de que este modelo de educação deveria focar, quase que exclusivamente, na aprendizagem de conhecimentos específicos (normalmente voltados para o setor da indústria, as tecnologias e as ciências exatas), com os Institutos Federais, chegou-se a um consenso de que a educação técnica e tecnológica deveria se preocupar, também, com a formação do cidadão crítico e reflexivo. Com isso, percebeu-se a importância do ensino de um conjunto de disciplinas, como a Sociologia, a Filosofia, a Literatura e as Línguas (sempre no plural), na formação do profissional de nível técnico e tecnológico. Com o objetivo de colocar em discussão a defesa de um currículo linguisticamente democrático receberemos, nesta chamada, trabalhos que discutam o ensino e a aprendizagem de Línguas e suas respectivas Literaturas no âmbito dos Institutos Federais em nosso país.
Sumário
Expediente
Expediente
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Apresentação
Marcel Alvaro de Amorim, Antonio Ferreira da Silva Junior, José Veranildo Lopes da Costa Júnior
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07-10
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Dossiê Temático
Márcio Palácios de Carvalho, Patrícia Graciela da Rocha
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11-26
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Sabrina Guedes Miranda Dantas, Samuel de Carvalho Lima
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27-42
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Eli Gomes Castanho, Fabrícia Carla Viviani
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43-62
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Fabiana Oliveira de Souza
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63-75
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Selma Lúcia Assis Pereira
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76-89
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Valmir Luis Saldanha da Silva
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90-110
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Cláudia Cândido da Silva, Carmen Teresinha Baumgärtner
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111-131
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Irando Alves Martins Neto
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132-150
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Antonio Ferreira da Silva Júnior, Gretel Eres Fernández
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151-171
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Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Henrique Miguel de Lima Silva
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172-184
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Vanessa Moreno Mota, Heloise Vasconcellos Gomes Thompson
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185-203
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David José de Andrade Silva
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204-219
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Aline Moraes de Carvalho, Mônica Bomtempo Reis Soares
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220-236
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Paula Fernanda Vicente Rosa
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237-256
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Dalva Ramos de Resende Matos, Pauliana Duarte Oliveira, Selma Zago da Silva Borges
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257-272
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Girlene Marques Formiga, Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti, Clebianne Vieira de Araújo
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273-290
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Raquel Cardoso de Faria e Custódio, Ana Paula Pereira Villela
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291-304
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Artigos
José Veranildo Lopes da Costa Junior, Tatiana Lourenço de Carvalho
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305-317
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Benedito Bezerra, Edivania Helena Nunes, Maria Ladjane dos Santos Pereira
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318-336
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Ruan Fellipe Munhoz
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337-348
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Manoela Oliveira de Souza Santana
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349-369
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Sinval Martins de Sousa Filho, Pedro Henrique da Silva
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370-385
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Entrevista
Keutre Gláudia Da Conceição Soares Bezerra
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386-391
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