v. 19, n. 3 (2019)

Leitura e formação do leitor

DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i3

Assumir um conceito amplo e político a respeito da leitura é considerá-la uma prática cidadã e não simplesmente uma ação reduzida a tarefas desprovidas de significados. É compreendê-la em contextos de comunicação relevantes e plurais, que preveem um diálogo ativo com o texto, concebido como lugar de interação, assim como é entender o seu leitor um edificador de sentidos. Desse modo, este dossiê “Leitura e formação do leitor” reúne trabalhos resultantes de estudos bibliográficos que se voltem para teorias e concepções de leitura, bem como provenientes de pesquisas aplicadas que visem à formação do leitor. Encontramos, ao longo do volume, um conjunto de textos que se voltam para a investigação de práticas e discussão de abordagens específicas para a formação do leitor e também artigos que buscam a análise detida de testes de leitura e de estruturas de previsão do leitor dentro do texto.

Sumário

Expediente

 
PDF

Apresentação

Renata Junqueira de Souza, Berta Lucia Tagliari Feba
PDF
06-08

Dossiê Temático

Poliana Bernabé Leonardeli, Aline Morais Silva, Bárbara Miguel Ferrari
PDF
09-21
Thiago Alves Valente, Juliete Rosa Domingos
PDF
22-32
Alessandra Maria de Mesquita
PDF
33-46
Ivana Esteves Passos de Oliveira, Renata Junqueira de Souza
PDF
47-60
Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra, Maria Lúcia Pessoa Sampaio
PDF
61-76
Moisés Selfa Sastre, Enric Falguera Garcia
PDF
77-88
Ana Carolina Palma Francisco Avila, Cláudio Marcondes de Castro Filho
PDF
89-108
Patricia de Andrade Neves, Caroline Bernardes Borges, Vera Wannmacher Pereira
PDF
109-127
Marta Aparecida Broietti Henrique, Neuraci Rocha Vidal Amorim
PDF
128-147
Fernando Teixeira Luiz
PDF
148-160
Fabíola Ribeiro Farias, Luiz Percival Leme Britto, Zair Henrique Santos
PDF
161-172
Beatriz dos Santos Feres, Júlia Vieira Correia
PDF
173-189
Eduardo de Almeida Santos
PDF
190-199

Artigos

Sandro Luis Silva, Juliana Souza Lopes Hott da Rocha
PDF
200-210
Graziella Steigleder Gomes
PDF
211-224
Taciane Ienk, Rosana Apolonia Harmuch
PDF
225-235
Lucicláudia Alves Silva, Naelza Araújo Wanderley
PDF
236-246

Resenha

Eliete Correia dos Santos, Wilder Kleber Fernandes de Santana
PDF
247-253