v. 19, n. 1 (2019)

O ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas na contemporaneidade

DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i1

Em tempos de retrotopia, que se caracteriza por “[...] visões instaladas num passado perdido/roubado/abandonado, mas que não morreu…” (BAUMAN, 2017, p. 10), o qual promove a bonança que o presente não parece proporcionar, esta edição da revista Leia Escola, volume 19, n. 1, cuja temática discute O ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas na contemporaneidade, constitui um compêndio que busca responder à seguinte indagação: afinal, que ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas estamos construindo? Por esse ângulo, a imagem da capa desta edição da revista já nos indica possíveis caminhos: uma pintura [Il dettato, de Demetrio Cosola], datada de 1891, que ainda nos proporciona, de certa forma, a base que muitos professores esperam de uma sala de aula, ou seja, a homogeneidade e a solidez que as retrotopias nos prometem diante de um presente que se mostra cada vez mais incerto, inseguro, caótico. De certo modo, os artigos que compõem este volume nos apresentam um panorama de como o ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas vem sendo conduzido no país. Por um lado, destacam-se as rupturas e algumas reafirmações com determinadas retrotopias, que ainda buscam perpetuar sentidos fixos para o ensino de língua e de literatura. Por outro, demarcam-se como um espaço de resistência a essas retrotopias. Assim, esta edição nos proporciona uma amostra significativa dos sentidos que circulam hoje na esfera educacional sobre o ensino da língua espanhola e de literaturas hispânicas, os quais compõem o que comumente denominamos contemporaneidade.

Sumário

Expediente

 
PDF

Apresentação

Márcia Tavares, Isis Milreu, Fernando Zolin-Vesz
PDF
06-09

Dossiê Temático

Diego José Alves Alexandre, Pedro Farias Francelino
PDF
10-23
Maria Elia Santos Teixeira de Carvalho
PDF
24-35
Juliana Bevilacqua Maioli
PDF
36-56
José Veranildo Lopes da Costa Junior, Ruan Fellipe Munhoz
PDF
57-67
Fernando Zolin-Vesz, Sandra Leite dos Santos
PDF
68-76
Amarino Oliveira de Queiroz
PDF
77-84
Isis Milreu
PDF
85-97
Carolina Tosi
PDF
98-114
Jose Rodrigues de Mesquita Neto, Antôno Luciano Pontes
PDF
115-129
Adriana Teixeira Pereira
PDF
130-141
Cristiane de Mesquita Alves
PDF
142-156
Gabriel Maciel Pereira, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, Amanda Mendes
PDF
157-169
Samuel de Carvalho Lima, Luanna Melo Alves
PDF
170-180

Artigos

Josivaldo Custódio Silva, Antonio Lisboa de Sousa Vieira
PDF
181-199
Elizabeth Maria da Silva
PDF
200-211

Resenha

Lorena Gois de Lima Cavalcante
PDF
212-217
Fabrício Cordeiro Dantas
PDF
218-226

Entrevista

Isis Milreu
PDF
227-231