Revista Leia Escola

A  Revista Leia Escola  é o períodico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande. A revista publica textos inéditos que reflitam sobre a linguagem e o ensino, a partir dos seguintes eixos: ensino de literatura e formação de leitores; práticas leitoras e diversidade de gêneros literários;  práticas sociais, históricas e culturais de linguagem; e  ensino de línguas e formação docente. Podem inscrever-se como autores mestrandos/doutorandos em coautoria com os seus respectivos orientadores, professores pesquisadores (mestres e/ou doutores). 

ISSN 2358-5870 | ÁREA : LINGUÍSTICA E LITERATURA | ANO DE CRIAÇÃO: 1996 (IMPRESSO) 2012 (ONLINE)


Notícias

 

CHAMADA PARA OS VOLUMES DE 2019

 

VOLUME 19 - Nº1 - O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E DE LITERATURAS HISPÂNICAS NA CONTEMPORANEIDADE 

 A Revista Leia Escola, periódico do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), propõe dossiê para o primeiro número do ano com o tema: O ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas na contemporaneidade. Serão aceitas submissões resultantes de pesquisas que abordem os variados campos dos estudos de língua espanhola e\ou das literaturas hispânicas, tais como língua, linguística aplicada, literatura, literatura e outras artes, cultura, tradução e análise do discurso, bem como quaisquer outros grandes domínios de investigação relacionados à presente temática. Para o volume 19. nº 1 também serão aceitos artigos e resenhas a serem publicados em seção livre. Podem inscrever-se como autores mestrandos/doutorandos em coautoria com os seus respectivos orientadores, bem como professores pesquisadores (mestres e/ou doutores).

 Organizadores:  Isis Milreu - UFCG

                            Fernando Zolin-Vesz - UFMT

 PRAZO PARA SUBMISSÃO ATÉ 28 DE FEVEREIRO DE 2019 COM PUBLICAÇÃO PREVISTA PARA ABRIL DE 2019

  

 

VOLUME 19 - Nº2 - DRAMATURGIA PARA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE

 O dossiê vai receber submissões de estudos (artigos, ensaios) sobre a literatura dramática destinada às crianças e aos jovens. Espera-se a submissão de trabalhos que investiguem aspectos da composição, da estrutura, da poética e da leitura de textos dramatúrgicos pensados para o público infantil e juvenil, ou que, de alguma maneira, alcançaram esses públicos; espera-se também que as produções lancem olhar investigativo para obras que tenham sido publicadas ou que se mantenham inéditas no formato de livro impresso. Tendo em vista a movimentação percebida nas editoras brasileiras quando o (extinto) PNBE passou a aceitar a inscrição de obras dramatúrgicas nos seus editais, o que fez aparecer mais enfaticamente no meio literário o livro ilustrado de teatro para a criança, o dossiê também acolherá trabalhos que se proponham a analisar a relação entre dramaturgia, ilustração e o projeto gráfico. Além disso, serão aceitas submissões de trabalhos que privilegiem a relação entre o texto dramatúrgico e a sua encenação, investimento das artes cênicas ou de outros sistemas artísticos que vierem a se colocar em diálogo com a dramaturgia para a infância e a juventude. Para o volume 19. nº 2 também serão aceitos artigos e resenhas a serem publicados em seção livre. Podem inscrever-se como autores mestrandos/doutorandos em coautoria com os seus respectivos orientadores, bem como professores pesquisadores (mestres e/ou doutores).

Organizadores: Fabiano Tadeu Grazioli  - URI/FAE 

                          Fulvio Torres Flores – UNIVASF

 PRAZO PARA SUBMISSÃO ATÉ 31 DE MAIO DE 2019 COM PUBLICAÇÃO PREVISTA PARA AGOSTO DE 2019

 


VOLUME 19 - Nº3 - LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR

  Assumir um conceito amplo e político a respeito da leitura é considerá-la uma prática cidadã e não simplesmente uma ação reduzida a tarefas desprovidas de significados. É compreendê-la em contextos de comunicação relevantes e plurais, que prevê um diálogo ativo com o texto, concebido como lugar de interação, assim como é entender o seu leitor um edificador de sentidos. Desse modo, este dossiê “Leitura e formação do leitor” pretende reunir trabalhos resultantes de estudos bibliográficos que se voltem para teorias e concepções de leitura, bem como provenientes de pesquisas aplicadas que visem à formação do leitor. Para tanto, são pertinentes artigos acerca de a) metodologias de ensino e práticas da leitura nos diversos níveis de escolaridade (infantil, fundamental, médio e superior), b) análise do conceito de leitura presente em materiais didáticos, documentos normativos oficiais, avaliações externas governamentais e projetos pedagógicos, c) habilidades de leitura, d) estratégias de leitura, e) mediação e mediadores de leitura, f) avaliação da leitura e g) recepção.Para o volume 19. nº 3 também serão aceitos artigos e resenhas a serem publicados em seção livre. Podem inscrever-se como autores mestrandos/doutorandos em coautoria com os seus respectivos orientadores, bem como professores pesquisadores (mestres e/ou doutores).

 Organizadoras: Renata Junqueira de Souza - FCT/UNESP

                          Berta Lúcia Tagliari Feba  - FAPEPE

 PRAZO PARA SUBMISSÃO ATÉ 31 DE JULHO DE 2019 COM PUBLICAÇÃO PREVISTA PARA NOVEMBRO DE 2019

 

 
Publicado: 2019-02-13
 
Outras notícias...

v. 18, n. 3 (2018): Língua(gens), ensino e formação docente: políticas e profissionalização


Capa da revista