UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Guilherme Arruda Egito, Edmilson Luiz Rafael

Resumo


Este artigo objetiva discriminar as atividades de produção de texto oral em função de seus objetivos em três coleções de livros didáticos e identificar os recursos tecnológicos necessários à realização das atividades. A pesquisa se insere nos pressupostos qualitativos da linguística aplicada e é do tipo documental. Como resultados, foi possível verificar que os recursos gravador, filmadora e smartphone foram solicitados para utilização nas atividades ora mencionadas de forma nuclear ou periférica. Ao sugerir que esses recursos sejam utilizados, as atividades se direcionam para o paradigma da complexidade, pois exigem do aluno a mobilização de conhecimentos que não apenas linguísticos para a sua realização.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v17i2.965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram