INGLÊS PARA TRANSGREDIR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DO PIBID PARA A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE LI
Resumo
Considerando o subprojeto PIBID – Inglês como um locus de formação inicial e continuada de professores de língua estrangeira, objetiva-se proporcionar algumas reflexões a respeito das práticas pedagógicas produzidas pelos bolsistas e supervisores. Essas práticas coadunam-se com a perspectiva do ensino crítico da língua inglesa, tal como preconizam as OCEM (2006) e Mattos (2015), além do conceito de educação transgressora como prática da liberdade de hooks (2013). Os resultados alcançados se materializaram por meio dos relatos de algumas práticas pedagógicas que vão além do ensino de estruturas gramaticais e de práticas descontextualizadas. Tais práticas procuraram renovar os olhares para o cotidiano escolar em seu contexto social e, assim, estreitar os laços entre as escolas públicas e a formação pedagógica universitária.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i3.905
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