A FORMAÇÃO DO LEITOR POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL

Claudia Zilmar da Silva Conceição, Carlos Magno Gomes

Resumo


Este artigo traz uma reflexão sobre o ensino de literatura a partir da leitura e performance do cordel. Para tanto, sugerimos a introdução da cultura popular como parte dos conteúdos significativos que despertam o interesse e a motivação dos leitores em conhecer a diversidade cultural do cordel, além de fomentar o prazer estético e a performance, articulando com a formação crítica do leitor. Metodologicamente, exploramos conceitos de cultura popular e performance, propostos por Hall e Zumthor. Quanto ao ensino de literatura, exploramos os métodos de leitura interdisciplinar e subjetiva defendidas por Cereja e Rouxel. Como proposta de intervenção,  propomos vivências de literatura de cordel. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v16i2.715

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram