A DIVERSIDADE DE GÊNEROS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: (RE)CONHECENDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP)

Milene Bazarim, Adair Vieira Gonçalves

Resumo


Neste artigo, são apresentados e analisados diversos gêneros que foram produzidos por uma professora de LP em diversos contextos com o intuito de provocar uma reflexão sobre o impacto dos saberes que não são provenientes da formação inicial e/ou continuada na prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos resultados apontam que os diversos mundos de letramento e seus entremeios são fundamentais para a compreensão sobre os usos da leitura e da escrita que ela faz enquanto professora de Língua Portuguesa. Informam esta pesquisa, entre outras, a concepção de linguagem e de gênero bakhtinianas, de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v16i1.646

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