LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIA OU CAMINHO UNÍSSONO?

Adriana Batista de Souza Koide, Jussara Cristina Barboza Tortella

Resumo


Assumindo uma postura pedagógica, por séculos, o livro infantil trouxe lições moralizantes que se constituíram em um meio eficaz para instaurar e mensurar condutas e modelos. Perante essa visão, a escola assumiu a interpretação errônea de que a literatura infantil deveria ser objeto de estudo antes de ser objeto de experiência pessoal e intransferível. Nesse contexto, sob a perspectiva teórica sócio-cognitiva, trazemos o recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que pretende verificar convergências e unicidades entre literatura infantil e escola, respondendo a seguinte questão: Há espaço para as narrativas literárias na escola de educação infantil? Ao discutir esse assunto, pretendemos fomentar debates a respeito da educação pela literatura, que rivaliza com a educação para a literatura, superando dicotomias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v16i1.645

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