LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA: O ENSINO BÁSICO EM SÃO PAULO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Maurício Silva, Sandra Gomes

Resumo


O presente artigo trata das possíveis relações entre a literatura infanto-juvenil brasileira contemporânea e a questão das relações étnico-raciais, destacando aspectos relacionados à crítica à discriminação racial e combate ao racismo, bem como à representação da personagem afro-descendente nesta produção literária. Baseando-se em conceitos propostos por Munanga (2005) e Imbernón (2011), elabora-se uma discussão que pressupõe um agenciamento resultante da conscientização da identidade negra, discutida no contexto normativo da Lei 10.639/03. Além de referências a e análises de obras literárias para o público infantil, escritas no escopo temático deste trabalho, foram pesquisadas, para este estudo, quatro escolas sediadas na cidade de São Paulo, tendo sido aplicado um questionário, contendo quinze perguntas, a sessenta professores da Educação Básica da rede pública e privada.


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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v16i1.643

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