AS TIRINHAS NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA INICIANTES

Daniela Gomes de Araújo Nóbrega

Resumo


Este artigo discute a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de língua inglesa (LI) para alunos iniciantes. Fruto de um minicurso para a III Jornada PIBID/UEPB Letras-Inglês/2015, este artigo sugere como os professores podem trabalhar com o gênero textual ‘Tirinha’. Para tanto, como teoria usei Bazerman (2006) sobre a noção de gênero; sobre as características da linguagem não verbal, utilizei Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); sobre o gênero textual tirinha,  mencionei Barbosa (2014), Vergueiro e Ramos (2015); e sobre leitura interativa e multimodal, usei Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendo atividades que associam a leitura multimodal (imagética) com o texto escrito, dando ênfase às habilidades orais/ escrita dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v16i1.641

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram