A TRANSITIVIDADE EM PALAVRAS E IMAGENS NO GÊNERO EDITORIAL

Maria Medianeira de Souza, Francisco Roberto da Silva Santos

Resumo


A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e a Multimodalidade Discursiva (MD) são nossas bases teóricas para investigarmos a transitividade verbal e visual, em editoriais das revistas Veja, Época, Uma e Todateen. Pesquisas em LSF e em MD comprovam que a transitividade, fenômeno que se estende para além do verbal, é relevante na configuração dos gêneros textuais. Com base nesse pressuposto, analisamos o papel que participantes do sistema de transitividade da LSF e participantes visuais da MD desempenham na construção do sentido do editorial. Os resultados ratificam a importância dessa categoria para a elaboração desse gênero e para a obtenção de seu propósito comunicativo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v16i1.640

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram