PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADA POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Erivaldo Pereira do Nascimento, Adélia Luciana Rangel Botêlho de Araújo

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação, de caráter aplicado e intervencionista, que objetivou instrumentalizar alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa-PB, para se tornarem autores competentes e críticos de seus próprios textos, através de uma proposta de ensino de produção do gênero artigo de opinião, pautada pela abordagem das sequências didáticas. A implementação desse procedimento levou em conta o contexto de produção e de recepção do referido gênero e enfocou, prioritariamente, suas características linguístico-discursivas, a partir de uma concepção processual da atividade de escrita. O corpus de análise foi constituído por 10 (dez) artigos de opinião produzidos pelos alunos, em duas versões: na sua primeira versão e na última, totalizando 20 textos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v15i2.515

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