A ESCRITA ACADÊMICA EM FOCO: PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO EM MONOGRAFIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E LETRAS

Clara Regina Rodrigues de Souza, Williany Miranda da Silva

Resumo


O presente trabalho se situa na discussão sobre escrita acadêmica e investiga processos de retextualização no gênero monografia. Parte-se da observação de que este gênero é validado oficialmente pelo seu poder institucional de autorizar a conclusão de cursos de graduação e especialização, além de que é escrito a partir de questões de pesquisa postas em sua introdução e retomadas no decorrer de seu texto. Buscou-se responder: de que maneira processos de retextualização validam a produção escrita de monografias? No intuito de resposta, analisam-se seis exemplares do gênero, dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras e de Bacharelado em Ciências Sociais. Os resultados obtidos atentam para a identificação de processos de retextualização internos, de adaptação, reformulação e argumentação, mobilizados na seção-alvo, análise de dados.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v15i2.514

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