O ENSINO DO LÉXICO: DO PROBLEMA DO DICIONÁRIO À VIVÊNCIA DA LINGUAGEM

Marcos Luiz Cumpri, Raquel da Silveira

Resumo


Resumo: Este artigo versa sobre o ensino de semântica lexical em língua materna na Educação Básica. Na primeira parte, falamos do problema do sentido lexical e defendemos que as relações de sentido possíveis das unidades da língua dependem da articulação de vários domínios, entre eles o gramatical, o contextual e o psicológico. Na segunda, alertamos para a necessidade de uso de dicionários apropriados nas escolas com especial atenção para o nível de ensino em que o aluno se encontra e para os fins específicos da aprendizagem. Na terceira e última parte, retomamos as seções anteriores ao expormos as razões que justificam as falhas e os possíveis sucessos no uso do dicionário em sala aula.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v15i1.491

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram