TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS TEORIAS DE COESÃO E COERÊNCIA: COMO AJUDAR OS ALUNOS A PERCEBEREM E RESOLVEREM PROBLEMAS NO NÍVEL TEXTUAL

Heloana Cardoso Retondar, Tania Maria Nunes de Lima Camara

Resumo


Resumo: O objetivo deste artigo é discutir metodologias utilizadas por professores para corrigir problemas de coesão e coerência nos textos dos alunos e apontar possibilidades didáticas. Teoricamente, os estudos sobre textualidade emergiram a partir do sociointeracionismo, entretanto há problemas para se transpor didaticamente seus conteúdos. A discussão é recorte de uma pesquisa qualitativa e indiciária com sete professores. Fundamentado na concepção de escrita como trabalho e autoafirmação, e baseado na avaliação formativa, discute-se: (i) o conteúdo das respostas das entrevistas semiestruturadas; (ii) trechos de redações corrigidas que apresentam problemas de coesão e/ou coerência. Defende-se a hipótese: ao avaliar um texto, não basta sinalizar problemas de coesão/coerência; essa postura metodológica é incoerente com a percepção do texto como o lugar da interação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v15i1.490

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram