AVALIAÇÃO DA COERÊNCIA EM INSTRUÇÃO MULTIMODAL DE MATERIAL AUDIOVISUAL

Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa, Maria Augusta Reinaldo

Resumo


A crescente divulgação de instruções multimodais em formato audiovisual disponíveis em ambiente virtual tem facilitado o acesso aos conteúdos educacionais por parte dos aprendizes. Portanto, torna-se necessário observarmos os critérios de construção desses materiais. O objetivo deste artigo é analisar, à luz do princípio da coerência, uma instrução multimodal da área de Eletrônica Analógica. O referencial teórico está representado pelas contribuições da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimodal (MAYER, 2009; CLARK; MAYER, 2011). Os dados para análise estão contidos em um vídeo disponível em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados da análise mostram a presença de elementos cognitivos estranhos no design instrucional, comprometendo a coerência do material selecionado, fator que pode prejudicar a aprendizagem significativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v15i1.484

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram