ASPECTOS ESTRUTURAIS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR AO LONGO DO TEMPO

Luciene Maria Patriota

Resumo


Muitos aspectos dos Livros Didáticos de Português (LDP) podem nos levar a importantes reflexões, principalmente no âmbito de análises longitudinais. Logo, o objetivo deste artigo, de base bibliográfica-documental, é mostrar as mudanças estruturais dos LDP em seus aspectos visuais-tipográficos ao longo do tempo, como forma de se pensar como os fatos históricos motivam e condicionam a sua organização. Para isso, selecionamos estudiosos que se debruçam sobre os LDP, na busca pela construção de um perfil ao longo dos séculos. As diversas mudanças estruturais revelam que os LDP se adaptam a cada momento histórico e revelam em seus aspectos visuais-tipográficos, as transformações sofridas na sociedade e que repercutem diretamente sobre formatos, estruturas e conteúdos que circulam nesses livros.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v15i1.483

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