POESIA E MÚSICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM O POEMA “A FLOR NA FESTA”, DE CECÍLIA MEIRELES

Jaquelânia Aristides Pereira

Resumo


Esse artigo aborda o ensino de poesia na perspectiva interdisciplinar, com enfoque na relação poesia e música, trazendo parte de nossa pesquisa de Doutorado, na qual trabalhamos os poemas infantis de Cecília Meireles e sua recriação musical por crianças do ensino fundamental I e II, de uma escola pública do município de Fortaleza. Utilizamos os princípios da pesquisa-ação e elegemos, como referencial teórico, os estudos de Esteban (2003) sobre a pesquisa no cotidiano; o trabalho de Bosi (2003) e Pinheiro (2008) sobre a interpretação do poema; e os estudos de Bordini e Aguiar (1998) em torno das metodologias de leitura literária.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v14i2.357

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

                                                   

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _< __________________________________________________