DEMANDA CONTÍNUA - A PERSPECTIVA SEMIO-DISCURSIVA DE ANÁLISE DE GÊNEROS: MEMÓRIA, GÊNEROS SITUACIONAIS E ENSINO, A PROPOSTA DE PATRICK CHARAUDEAU

Alex Caldas Simões, Tania Maria Nunes de Lima Camara

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizam que o ensino de língua materna deve ser instrumentalizado a partir dos gêneros do discurso. Essa demanda nos leva a problematizar uma recente proposta de análise de gêneros, a perspectiva semio-discursiva (CHARAUDEAU, 2004). Em nossa exposição, apresentaremos os principais pontos dessa perspectiva e sua produtividade para o ensino de língua portuguesa. Concluímos que o gênero textual é visto como uma manifestação linguística-situacional que advém de uma complexa relação entre as memórias (discursivas, comunicacionais e dos signos) e a situação de comunicação. É dessa complexa relação que nascem os gêneros situacionais, que se levados à sala de aula evidenciam para o aluno a relação indissociável entre o texto e a situação de comunicação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v14i1.331

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