LÍNGUA, GRAMÁTICA E ENSINO: MUDAR AS GRAMÁTICAS OU MUDAR DE GRAMÁTICA?

Washington Silva de Farias, Aloísio de Medeiros Dantas

Resumo


Neste trabalho, analisamos o discurso de três gramáticas brasileiras contemporâneas (BECHARA, 1999, AZEREDO, 2008, PERINI, 2010), tendo em vista observar movimentos de sentido considerando o jogo discursivo entre os saberes do discurso da Gramática e da Linguística. Duas formas de atualização do discurso gramatical são problematizadas: uma sem mudança de formação discursiva, que mantém a autoridade do discurso tradicional (“mudar as gramáticas”); outra com mudança de formação discursiva, estabelecendo uma ruptura com a tradição (“mudar de gramática”). O trabalho se apoia no campo teórico da Análise de Discurso, explorando de modo particular os conceitos de formação discursiva, forma sujeito e posição-sujeito.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v14i1.330

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