CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESENVOLVENDO “TÁTICAS” PARA DESOBEDECER A PROPOSTAS PRONTAS

Rita Maria Diniz Zozzoli

Resumo


Este texto propõe uma reflexão sobre o trabalho prático efetuado com os conhecimentos linguístico-discursivos na sala de aula de língua portuguesa. Após reflexões gerais sobre o ensino e a aprendizagem desses conhecimentos, apresenta-se uma análise de um exercício de livro didático, focalizando os seguintes pontos: o tipo de conhecimento veiculado e a forma de exploração desse conhecimento. Conclui-se que as propostas de ensino continuam sugerindo uma “aplicação de conteúdos”, combinando-os a práticas reconhecidamente “tradicionais” e que o professor está frequentemente “confinado” dentro do que preestabelece o discurso dos produtores (DE CERTEAU, 1996). A partir daí, discute-se sobre a formação necessária ao professor de LM para que esteja em condições de “desobedecer” ao que já está posto (DE CERTEAU, 1996; SANTOS, 2007, 2008).

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v14i1.326

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