A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM CURSOS LIVRES

Adail Ubirajara Sobral, Maria Waleska Siga Peil Martins

Resumo


Este trabalho constitui uma reflexão sobre os resultados de uma pesquisa a respeito da identidade de professores de língua inglesa em cursos livres numa cidade do sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa está fundamentada em estudos acerca de ensino de língua estrangeira (CELANI, 2006; LEFFA, 2006; 2013) e em pressupostos dos estudos culturais e de identidade (BAUMAN, 2009; HALL, 2012), com ênfase na de professor. Para a análise, empregamos os princípios da análise dialógica de Mikhail Bakhtin (1929/1999), tal como apresentados por Brait (2006) e Sobral (2006). O objetivo principal desta pesquisa foi investigar de que forma os professores de língua inglesa, com e sem formação específica, se autoidentificam e avaliam seu perfil profissional e que benefícios e dificuldades encontram no exercício do ensino da língua a partir de sua formação teórica e de seu treinamento prático.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v14i1.324

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