O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA FRANCESA COMO FATOR DE INSERÇÃO CULTURAL PARA NÃO NATIVOS

Christianne Benatti Rochebois

Resumo


Nas últimas décadas, a França recebeu milhares de pedidos de asilo por ano, principalmente de estrangeiros do Leste europeu e da antiga União Soviética. A imigração neste caso é o resultado final de uma série de circunstâncias sócio-históricas, como única alternativa diante de uma situação de vida dolorosa. Uma vez no novo país, o “demandeur d’asile” – utilizaremos o termo francês referente a “pedinte de asilo” em português por considerarmos mais adequado - , entra num processo de recriação da identidade linguística e cultural. Este trabalho   apresenta três estudos de caso de nacionalidades diversas (tchechena, iraniana e armeniana), em que   uma professora de FLE (francês língua estrangeira), brasileira, se depara com a situação de reconstrução de significações e de elaboração de novas interpretações que dessem conta das “vidas de origem” e das vidas em transformação na nova sociedade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v12i2.291

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