O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA FRANCESA COMO FATOR DE INSERÇÃO CULTURAL PARA NÃO NATIVOS
Resumo
Nas últimas décadas, a França recebeu milhares de pedidos de asilo por ano, principalmente de estrangeiros do Leste europeu e da antiga União Soviética. A imigração neste caso é o resultado final de uma série de circunstâncias sócio-históricas, como única alternativa diante de uma situação de vida dolorosa. Uma vez no novo país, o “demandeur d’asile” – utilizaremos o termo francês referente a “pedinte de asilo” em português por considerarmos mais adequado - , entra num processo de recriação da identidade linguística e cultural. Este trabalho apresenta três estudos de caso de nacionalidades diversas (tchechena, iraniana e armeniana), em que uma professora de FLE (francês língua estrangeira), brasileira, se depara com a situação de reconstrução de significações e de elaboração de novas interpretações que dessem conta das “vidas de origem” e das vidas em transformação na nova sociedade.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v12i2.291
Apontamentos
- Não há apontamentos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<