CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DAS ESSENCIALIDADES DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA

Eloara Tomazoni, Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti

Resumo


O presente estudo tem como tema a produção textual escrita. Consiste em um estudo de caso em que se propõe, à luz de teorizações do ideário histórico-cultural que tratam do tema na área da Linguística Aplicada e por meio de entrevistas realizadas com 47 professores de Língua Portuguesa em atividade nos terceiro e quarto ciclos em escolas da rede estadual de ensino, a descrever analiticamente concepções docentes no que se refere às essencialidades da produção textual escrita. Os resultados apontam reverberações do ideário histórico-cultural nas concepções docentes; entretanto tais reverberações se distinguem substancialmente dos pressupostos presentes nos documentos norteadores da educação e na literatura da área, o que sinaliza para não apropriação efetiva desse ideário dentre os participantes de pesquisa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v12i2.276

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