“PRECISAMOS LUTAR ATÉ O FIM”: PRÁTICAS DE INSURGÊNCIA EVIDENCIADAS A PARTIR DO GÊNERO FOTODENUNCIA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da reflexão crítica dos participantes da pesquisa, baseadas em práticas de letramento crítico e decolonialidade, por meio de oficinais didáticas com o gênero fotodenuncia. O corpus da pesquisa é composto por uma entrevista com a professora da turma, entrevistas com alguns alunos participantes e fragmentos de produções escritas, a partir dos registros fotográficos. Os dados foram coletados por meio da execução de oficinas didáticas com o referido gênero, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública localizada na cidade de Palmeira dos Índios – AL. Metodologicamente, este estudo segue os caminhos da pesquisa de abordagem qualitativa e centra-se na teoria decolonial (Walsh, 2007; Quijano, 2000); no letramento crítico (Moreira Júnior, 2020; Duboc, 2012); e no ensino de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais (Marcuschi, 2008). Após a análise dos dados, verificamos que o trabalho com gênero fotodenuncia favoreceu a discussão frente às temáticas destacadas, pois contribuiu para uma postura crítica dos alunos.
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