MUTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: DIÁLOGO SOBRE A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este texto define por objetivo geral dialogar sobre a Formação de Professores de Língua Inglesa (LI) no Brasil, considerando o período da institucionalização da língua no currículo da educação básica à implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para isso, discorremos sobre as mudanças propostas pela base em relação ao ensino de LI e suas implicações no/para o processo de formação de professores de Inglês numa perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos. Trata-se de um estudo teórico qualitativo de abordagem documental em que nos debruçamos no contexto histórico do ensino de LI no Brasil e as propostas da BNCC para a área, identificando, principalmente, as mudanças ocorridas, sobretudo, no que se refere aos Multiletramentos e ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de LI. Os resultados apontam para avanços e retrocessos no ensino e na formação de professores de LI no Brasil. Há que se considerar que os eixos propostos pela base são voltados para a língua em uso, alinhados a uma concepção de língua franca e na perspectiva dos Multiletramentos. Os retrocessos observados na legislação aplicação da legislação vigente para a formação de professores como a Resolução CNE/CP nº 02/2019.
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