EFEITOS DE SENTIDO DE UMA DISCUSSÃO RACIALIZADA NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE BASEADA NA ANÁLISE DO DISCURSO E NA LINGUÍSTICA DE CORPUS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADOLPHS, S.; LIN, P. Corpus Linguistics. In: SIMPSON, J. (Org.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York: Routledge, 2011, p. 597-610.
BAKER, P. Using corpora in discourse analysis. London/New York: Continuum, 2006.
BIBER, D.; CONNOR, U.; UPTON, T. Discourse on the Move: Using Corpus Analysis to Describe Discourse Structure. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 2007.
CABRAL, A. L. T.; LIMA, N. V. Argumentação e polêmica nas redes sociais: o papel de violência verbal. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 73, p. 86-97, jan/abril 2017.
CABRAL, A. L. T.; LIMA, N. V. Interações conflituosas e violência verbal nas redes sociais: polêmica em comentários no Facebook. Revista (Con)textos Linguísticos, Vitória, v. 12, n. 22, p. 39-58, set. 2018.
CHARAUDEAU, P. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Diadorim, Rio de Janeiro, v. 10, p. 01-23, 2011.
CRYSTAL, D. Internet Linguistics. A Student Guide. New York: Routledge, 2011.
CRYSTAL, D. Language and the Internet. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
CRYSTAL, D. A Dictionary of Linguistics and Phonetics. Oxford: Blackwell Publishing, 2008
KILGARRIFF, A.; RYCHLÝ, P. Sketch Engine. East Sussex: Lexical Computing Limited, 2003. Disponível em: http://www.sketchengine.eu. Acesso em: 10 dez. 2022.
McENERY, T.; HARDIE, A. Corpus Linguistics: Method, theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
O’KEEFFE, A.; McCARTHY, M.; & CARTER, R. From corpus to classroom: Language use and language teaching. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M. Sobre o potencial semântico pragmático das hashtags In: CUNHA, G. X.; OLIVEIRA, A. L. A. M. (Org.). Múltiplas perspectivas do trabalho de face nos estudos da linguagem. Belo Horizonte: FALE/POSLIN/UFMG, 2018, p. 207-226.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.; CUNHA, G. X. O que os pobres fazem para sobreviver. (Im)Polidez e classismo no Twitter brasileiro. Scripta, Belo Horizonte, v. 25, n. 53, p. 562-585, jun. 2021.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2005.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2013.
ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 3. ed. Campinas: Pontes, 2017.
PAGE, R.; BARTON, D.; UNGER, J.; ZAPPAVIGNA, M. Researching Language and Social Media: A Student Guide. London; New York: Routledge, 2014.
PALMA, A.; ROJAS, F.; TRUCCO, D. O uso de redes sociais por crianças e adolescentes no Brasil, no Chile, na Costa Rica e no Uruguai. TIC Kids Online Brasil 2019, São Paulo, p. 109-116, out. 2020.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso – uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Pulcineli Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
SAMPSON, G.; McCARTHY, D. Corpus Linguistics: Reading in a Widening Discipline. New York: Continuum, 2004.
TAGNIN, S. Corpora on-line. In: VIANA, V.; TAGNIN, S. E. O. (Orgs.). Corpora no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Hub Editorial, 2011, p. 137-171.
VIANA, V. Linguística de Corpus: Conceitos, técnicas & análises. In: VIANA, V.; TAGNIN, S. E. O. (Orgs.). Corpora no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Hub Editorial, 2011, p. 25-95.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<